Menu Principal

O Sarau do Binho e a FELIZS

0
Suzi, no Sarau
Coletivos culturais da periferia movimentam a Feira Literária da Zona Sul de São Paulo

Apresentações circenses, de dança, teatro, música, além de oficinas, rodas de conversa e intervenções literárias estão entre as atividades que vão movimentar a região do Campo Limpo, na periferia sul de São Paulo (SP). 

Realizada pelo Sarau do Binho, a Feira Literária da Zona Sul (FELIZS), começa nesta segunda-feira (14) e vai até sábado (19). O evento acontece em diversos locais da região, que possui cerca de 570 mil habitantes.

"O objetivo desta feira é reunir artistas e mostrar a potencialidade que tem essa região e a periferia com relação à produção literária e também sobre sua diversidade cultural", conta Suzi Soares, do Sarau do Binho.

São cerca de 60 atividades, com a participação de 53 coletivos culturais e dezenas de poetas das periferias paulistanas. As intervenções acontecem em locais como o Sesc Campo Limpo, a Fábrica de Cultura do Capão Redondo, bibliotecas e praças públicas. A abertura da Feira acontece às 21h, da segunda-feira (14), no Teatro Clariô, em Taboão da Serra, onde mensalmente acontece o Sarau do Binho.

Durante a atividade também é lançado o livro 2ª Antologia Sarau do Binho, da qual participam mais de cem autores. O encerramento da feira será no sábado (19) com atividades simultâneas em tendas temáticas, no Largo do Campo Limpo. Veja a programação completa da Feira aqui.

*****

Uma das mais antigas iniciativas literárias da periferia paulistana, o Sarau do Binho, foi idealizado por Robinson Padial, o Binho. Os primeiros passos para a formação do sarau foram dados no final da década de 1990, quando dezenas de pessoas se reuniam no antigo Bar do Binho para ouvir música e fazer poesia.

Em 2012, o já famoso e frequentado espaço de cultura foi fechado pela Prefeitura, na gestão de Gilberto Kassab (PSD), devido à falta de alvará de funcionamento. De lá para cá, o sarau deu grandes e importantes passos para se firmar como referência cultural na região.

"Eu acho que depois que a gente fechou o bar, onde era nossa sede, muitas outras portas se abriram e a gente começou a trilhar outros caminhos. A gente começou a se apropriar dos editais - que pra gente era uma coisa desconhecida - e conseguimos alguns editais, o que ajudou a fortalecer [o projeto]. Realizamos trabalhos dentro e fora do Brasil", explica Suzi.

Com a publicação de duas antologias, atividades a todo vapor e ajustes dos últimos detalhes para a primeira edição da Feira Literária da Zona Sul, Suzi conta que a população da região pode esperar mais do Sarau. Sobre os planos do futuro, ela diz: "esperamos uma segunda feira. A gente quer um dia de descanso depois desta, mas a gente já conseguiu um edital para realizar a feira no ano que vem", comemora.

*****
Fonte: Brasil de Fato

Deixe um Comentário

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar