Menu Principal

A Feira, a Providência e o Egito

0
Para quem vive ou estiver no Rio de Janeiro entre os dias 25 a 29 deste mês, a oportunidade será única.

A oportunidade de conhecer um pouco da história do Egito antigo no Museu Itinerante Egípcio, que o artista plástico do país Essam instalará em uma área de 400 metros quadrados no Riocentro, na Feira da Providência, um dos mais tradicionais eventos socioculturais da capital fluminense. 

No Museu Itinerante Egípcio, o público poderá ver 200 réplicas de peças originais que estão expostas nos museus do Cairo, de Alexandria, Luxor e Nova York, e também, comprar artesanato produzido no Egito. Para a superintende da Feira, Clarice Linhares, é a oportunidade que os visitantes terão para conhecerem a cultura do país. 

Além do museu itinerante, na feira, que comemora a 55ª edição, os visitantes também terão contato com a cultura escocesa. Com trajes típicos, o grupo Brazilian Piper levará para o Riocentro suas gaitas de fole e as danças naturais da Escócia. Na parte literária, haverá tarde de autógrafos com o escritor e cartunista Ziraldo, autor de todos os cartazes da feira, além de outros autores. No Pavilhão das Nações, 300 expositores de 27 países e 11 estados brasileiros estarão mostrando artesanato e gastronomia.

Pela primeira vez, os ingressos estão sendo vendidos pela internet e podem ser comprados no site da Feira.

Na edição do ano passado, mais de 100 mil pessoas visitaram a feira. Para este ano, a meta é superar esse número, “pelo menos em 10%”, disse Clarice. A Feira da Providência rendeu lucro líquido, no ano passado, de R$ 1,8 milhão. Esse valor corresponde a 50% do orçamento do Banco da Providência, criado em 1959 pelo então bispo auxiliar do Rio de Janeiro, dom Hélder Câmara, para apoiar financeiramente a população de baixa renda.

O banco promove a Feira da Providência desde 1961. Em 2015, embora entenda que a situação do país está complexa, Clarice acredita que há possibilidade de superar o resultado de 2014. “Além de se divertir e comprar suas lembranças de Natal com segurança, só com o fato de comprar um ingresso, a pessoa já está contribuindo para os projetos sociais do banco, já que a feira é a maior receita do Banco da Providência. Seu objetivo é contribuir para que mais de 2 mil famílias tenham uma qualidade de vida melhor”, disse a superintendente.

O Banco da Providência tem dez postos de atendimento, denominados Agências de Família, que trabalham com pessoas que vivem em situação de pobreza extrema. 

*****
Fonte: Com informações da EBC/Agência Brasil

Deixe um Comentário

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar