Menu Principal

'O sol é para todos'

0
Morre Harper Lee, escritora norte-americana e autora do clássico.

Vencedor do Prêmio Pulitzer, principal livro de Lee vendeu mais de 30 milhões de exemplares ao redor do mundo e se tornou um marco da literatura dos EUA.

A escritora norte-americana Harper Lee morreu aos 89 anos, confirmou nesta sexta-feira (19/02) a Prefeitura de Monroeville, no Estado do Alabama, onde a escritora residia. Não foi especificada a causa nem a data da morte. Lee é autora do livro “O sol é para todos” (“To Kill a Mockingbird”, no original), uma história sobre desigualdade racial nos Estados Unidos.

Principal obra da carreira de Lee, “O sol é para todos” foi publicada em 1960 e venceu o Prêmio Pulitzer de Ficção no ano seguinte. O livro, traduzido para 40 idiomas, vendeu mais de 30 milhões de exemplares ao redor do mundo. “O sol é para todos” foi adaptado para o cinema em 1962, em filme dirigido por Robert Mulligan. 

- O longa obteve três estatuetas no Oscar. 

Narrado pela garota Scout e ambientado no período da Grande Depressão em uma cidade do interior do Alabama, o romance conta a história do julgamento de Tom Robinson, um homem negro, pelo suposto estupro de Mayella Ewell, uma mulher branca. O pai de Scout, Atticus Finch, é o advogado de Robinson.

Harper Lee, que evitava comparecer a eventos e premiações, concedeu poucas entrevistas durante a carreira e levou mais de 50 anos para publicar um novo livro. Ela era próxima do escritor e jornalista Truman Capote, autor de clássicos como “A Sangue Frio” e “Bonequinha de Luxo”.

Lee havia sofrido um derrame em 2007, mesmo ano em que foi premiada com a Medalha Presidencial da Liberdade, em Washington. Em 2015, ela lançou seu segundo livro, “Vá, coloque um vigia” (“Go Set a Watchman”), que foi escrito antes de “O sol é para todos”.


*****
O Sol é para todos (livro e filme) nos faz entender melhor o DNA dos EUA de ontem, hoje e sempre.
Imperdível.

Deixe um Comentário

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar