Menu Principal

A Primavera das Mulheres

0
Feminismo volta à cena no Rio com espetáculo.

Musical será apresentado no Teatro Baden Powell em Copacabana, no próximo dia 10, com ingressos a preços populares. Musical pauta o combate ao preconceito e à violência de gênero.

O espetáculo vem à cena após um 2015 marcado por um cenário de crise política e de crescimento de opiniões reacionárias que ameaçam a conquista dos direitos das mulheres. 

O projeto nasceu durante as manifestações ocorridas em novembro de 2015, contra as propostas de emendas apresentadas pelo polêmico deputado Eduardo Cunha à Câmara dos Deputados. Entre outros absurdos, dificultavam o atendimento e o acolhimento às vítimas de violência sexual.


O musical “Primavera das Mulheres: um show – manifesto” chama a atenção do público para a defesa dos direitos já alcançados pelas mulheres e convoca à mobilização através de palavras de ordem já entoadas nas manifestações. Assim, o roteiro é conduzido por questões fundamentais para a evolução da sociedade, como o combate ao preconceito e à violência de gênero.

“O show ganha forma em momento sócio-político delicado, mas que, para nós, mulheres, é a oportunidade de uma nova revolução em que as mulheres já ocuparam espaço com suas palavras nas redes sociais e com suas crias nas ruas e agora vamos ocupar o palco”, explica a diretora do show, Laura Castro.

Grupo

O elenco é composto por 25 mulheres, todas cantoras, musicistas, roteiristas e atrizes, integrantes do coletivo Saaanta Mãe. Esse é um grupo de mães que se uniram para discutir temas sobre parto, amamentação, criação e educação, e que também se aproximam de aspectos da política e da sociedade, debatendo temas como o racismo e o machismo histórico.

Para Laura Castro, esse é um espetáculo essencialmente feminista, por isso, o repertório traz – em cena e nos bastidores – apenas mulheres. O coletivo de mães traz de volta aos palcos do Rio um show de vozes feministas inspiradas na militância da década de 70.

Em formato de show-protesto, artistas mulheres interpretam composições inéditas de Diana Nascimento, Elisa Addor, Laura Castro e Manuela Trindade. Outras compositoras que fizeram história se juntam ao repertório, como: Chiquinha Gonzaga, Dolores Duran, Adriana Calcanhotto, Isolda, Dona Ivone Lara, Zélia Duncan, Anastácia e Joyce. A direção musical é de Cristina Bhering e Diana Nascimento.

Mulheres em luta

“A luta é longa e, neste momento, as conquistas já realizadas incomodam. Querem calar a grande maioria que forma esse encontro de minorias. Mas é um momento muito potente. É o momento de gritar e cantar para que, no lugar de qualquer retrocesso, essas conquistas criem raízes e cresçam, se multipliquem”, convida Laura Castro.

Essa "primavera" acontece no próximo dia 10 (quinta-feira), no Teatro Baden Powell, às 21h, com preços populares (R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia). Entre as participações especiais deste show, estão a atriz Karine Teles (do filme “Que horas ela volta?”), a bailarina Camile Salles e a atriz Barbara Aires.

*****

Deixe um Comentário

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar