Menu Principal

Exposição compara cenas da ditadura com intolerância dos dias atuais

0
Organizada pelo Cuca da UEE-SP, a exposição de fotos tem o intuito de relembrar a juventude dos atos repressivos da ditadura e ao mesmo tempo conscientizar de que não se pode aceitar retrocessos com relação a direitos e ressaltar a importância de se combater os atos violentos e intolerantes que acontecem cada vez mais. A exposição vai circular pelas universidades de São Paulo. 

Segundo Juliana Corrêa, idealizadora do projeto, “a exposição tem como objetivo aproximar o público da realidade que viveram os jovens e estudantes durante o período da ditadura e fazer um comparativo com situações muito parecidas que ocorrem atualmente. A ideia é que não seja apenas um amontoado de fotos, mas sim uma troca de energia, gerando o sentimento de pertencimento à historia de todos que lutaram para chegarmos até aqui. E portanto, costuma acontecer uma intervenção como complemento às imagens, impulsionada pela emoção do momento”.


Entre o material que compõe a exposição estão fotos da sede da UNE no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, incendiada no início da Ditadura Militar e atual  sede das entidades atacada por pichações em São Paulo, estudantes sofrendo repressão militar na época da ditadura e repressão por parte da polícia militar atualmente.

Exemplos da manipulação midiática, pró-golpe em 64 e pró-golpe atualmente também podem ser vistas na exposição. A resistência dos que lutaram, como artistas e jornalistas, pela democracia nos anos 60 e nos dias atuais também estão presentes.

A exposição faz parte da Caravana da UEE-SP, e já passou pela Faculdade de Direito de São Bernardo, UFABC, Uniso e Unicamp e seguirá por universidades de todo o estado. Além da exposição, oficinas e debates estão entre as atividades da Caravana. 

Fonte e foto: UJS

Deixe um Comentário

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar