Menu Principal

À beira da estrada com um Clube imaginário

0
Dois meninos acocorados à beira de uma estrada em Friburgo (RJ).

Um Clube imaginário, cuja sede ficava na rua Paraisópolis com Divinópolis.

E eis que surge o Clube da Esquina, que mudaria a vida do Milton Nascimento e sua turma para sempre, daria uma nova cara à MPB.

*****
Na estrada: Dois meninos acocorados à beira de uma estrada em Friburgo (RJ). Um branco e um negro, aparentemente da mesma idade, olhando curiosos os carros que passavam. A foto remetia à infância de Milton e do Lô Borges - embora o primeiro fosse dez anos mais velho do que o segundo - e, de tão impactante, foi parar na capa do disco Clube da Esquina sem nenhum texto adicional, empurrando o nome dos compositores e do próprio disco para a contracapa. Quarenta anos depois, a repórter Ana Clara Brant e o fotógrafo Túlio Santos, de O Estado de Minas, conseguiram descobrir quem eram os garotos (foto). O primeiro era José Antônio Rimes, o Tonho, então com 47 anos, funcionário de um supermercado local. O outro era Antônio Carlos Rosa de Oliveira, 48 anos, o Cacau, jardineiro em Rio das ostras, na Região dos Lagos. Ambos já haviam se reconhecido na capa do disco, mas nunca fizeram alarde. Dois involuntários sócios do Clube da Esquina, que permaneceram anônimo por um longo tempo. 

O Clube imaginário: O guitarrista norte-americano Pat Metheny não acreditou na história contada por Bituca (Milton) e fez questão de ver com os próprios olhos. Apaixonado pelas músicas de Milton, especialmente as do álbum Clube da Esquina, queria visitar o tal clube de todo jeito - e fez com que o Bituca o levasse pessoalmente até a esquina da rua Paraisópolis com a Divinópolis para se convencer de que o Corner Club não passava  de mero encontro de dois passeios públicos, sem nenhuma edificação. O tecladista de jazz Lyle Mays fez a mesma coisa, com a diferença de ter como cicerone o saxofonista Nivaldo Ornelas. Foi até lá, olhou espantado para as duas casas que divides a esquina e finalmente se deu por vencido. É provável que o Clube da Esquina tenha no futuro uma sede de verdade.



*****
Clube da Esquina
Coleção Milton Nascimento, Vol. 02, 1972.

Deixe um Comentário

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar