Menu Principal

Journey to dawn: Unencounter. Ou, simplesmente...

0
Canção da América.

Why did you too leave this town, my friend?
Do you remember that tune
The song you sang to me
Asking about the friends
Who were leaving the town?
You didn't see but I cryed
Because it was my time to go

*****

Mais  do que um lançamento norte-americano, portanto, um produto multinacional, voltado aos apreciadores da boa música em qualquer lugar do mundo. Trata-se, porém, de um dos álbuns menos conhecidos de Bituca - e, por isso mesmo, uma peça de coleção, uma figurinha carimbada que não pode faltar na discoteca de seus maiores fãs, como eu.

A grande novidade do disco é Unencounter, a música criada por Milton numa viagem anterior a Los Angeles, em homenagem a um amigo que ele procurara na cidade - o baterista sul-africano Ricky Fataar, do conjunto Beach Boys.

- "Não é a história de um desencontro, mas de um não-encontro, explica Bituca aos que estranhavam o título da canção.



Nascida primeiro na versão inglesa, Unencounter logo ganharia letra em português de Fernando Brant, com o título de Canção da América. Seria gravada no álbum seguinte de Milton, Sentinela, e se transformou em um dos seus maiores sucessos até hoje. Um hino de louvor à amizade que o Brasil inteiro cantaria em 1994 nos funerais de um querido amigo de Bituca, o piloto Ayrton Senna.

*****
Contexto político: O país sai do sufoco, e um grande sentimento de alívio tomou conta do Brasil no primeiro dia de 1.979. Ernesto Geisel, cumprindo o ato mais solene do seu projeto de redemocratização do país, havia anunciado na véspera a revogação do AI-5, o decreto que durante dez longos anos havia convertido o regime militar autoritário em ditadura escancarada.   

No caso de Milton Nascimento, os piores efeitos do AI-5 eram a censura às suas obras e as ameaças anônimas que passou a receber, por telefone, de agentes da repressão. E, entre elas, as piores eram as que determinavam seu afastamento do filho Pablo, nascido em 1.972, e que morava com a mãe em São Paulo, sob pena de sofrer - tanto ele quanto o menino, terríveis retaliações.

*****
Journey to dawn
Coleção Milton Nascimento, Vol. 14, 1979.

Deixe um Comentário

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar