Menu Principal

Tudo bem com a senhora? Precisa de ajuda?

0
Gentileza: Na atualidade, um valor em extinção.

*****
- Tudo bem com a senhora? Precisa de ajuda?

As perguntas acima foram feitas por mim para uma senhora idosa que caminhava com dificuldade, que cruzou o meu caminho ontem. Ou será que foi eu quem cruzou o dela? Não importa. 

A resposta imediata que recebi foi um Tudo Bem... Não muito convencida segui em frente. Me afastei, mas fiquei a observar. Voltei e novamente perguntei:

- Tudo bem com a senhora? Precisa de ajuda? 

Desta vez a resposta foi diferente: “Acho que vou aceitar a sua ajuda. Não estou conseguindo andar sozinha. As minhas pernas estão falhando...”.

Ofereci-lhe o meu braço e a conduzi até o hospital situado a uns quinhentos metros, onde a senhora ia pegar o resultado de um exame. Exatamente o exame das pernas que estavam falhando. 

Na Recepção do hospital solicitei as informações necessárias e a levei até o setor em que pegaria os exames. Depois, a orientei a comprar uma bengala para ajudá-la a deambular, e, a ligar para algum familiar. A ligação ela fez. Se comprou a bengala não sei. 

Então, eu que havia ido ao supermercado comprar umas coisinhas, pude seguir o meu rumo com um sentimento de dever cumprido.

*****
Pois é...

E para quem vive repetindo que Gentileza gera Gentileza, uma historinha de quem teve o privilégio de vê-lo pessoalmente, diariamente...

- Havia - e ainda há - no Rio de Janeiro um Poeta considerado “louco” por muitos passantes “normais”.

- Todos os dias ele ficava postado no muro do viaduto que dá acesso ao centro da cidade, bem próximo a rodoviária Novo Rio, na avenida Brasil, onde expunha a sua arte em painéis pintados no muro do viaduto.

Seu nome? Gentileza.

- Em homenagem ao poeta, Marisa Monte compôs e gravou uma bela Canção, quando tomou conhecimento em 2007, que um certo prefeito não muito Gentil, resolveu apagar os escritos do poeta no viaduto. A repercussão foi tão grande que em 2010 a prefeitura do Rio de Janeiro resolveu restaurar todos os painéis que foram apagados. E não por gentileza. Foi por pressão mesmo.

Por fim, um alerta neste Dia Nacional da Gentileza: Não confunda gentileza com babaquice. 

Gentileza é a mais pura demonstração de solidariedade, educação, afetividade e respeito à condição humana, conheça você ou não, o seu semelhante. 

Viva a Gentileza.
Salve o Gentileza!



Deixe um Comentário

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar