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Sempre desconfiei de amores que precisam ser provados

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Sobre as provas equivocadas de amor.

Sempre desconfiei de amores que precisam ser provados. Porque os amores verdadeiros que conheço estão subentendidos. Nota-se nos olhos, no modo como se pronuncia o nome um do outro, na importância que se dá aos menores detalhes.

Amores genuínos não precisam ser referendados publicamente, porque até um cego pode vê-lo. Os amores verdadeiros dispensam contratos, alianças e status de relacionamento nas redes sociais. Embora, muitas vezes, nada prove que ele está ali, ninguém se atreve a duvidar.

Tenho visto, entretanto, gente que transforma a relação em um verdadeiro inferno em nome desta certeza incompreensível de que amor que é amor precisa ser provado – pra si mesmo e para o mundo. Principalmente para o mundo. 

Gente viciada em exagero, em protocolos inúteis e em atenção.

O mago inventor

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No ano de 1912, o mago Houdini estreou, no circo Busch de Berlim, seu novo espetáculo.

- A Cãmera de tortura aquática!

- O invento mais original desta época e de todas as épocas!

Era um tanque cheio de água até a boca, hermeticamente lacrado, onde houdini se submergia, de boca para baixo, com grilhões que atavam as suas mãos e seus tornozelos.

O público podia ver, através de uma parede de vidro, Houdini metido na água sem respirar, até que, no fim de um tempo longo feito séculos, o afogado emergia do tanque.

Houdini não suspeitava que muitos anos depois essa asfixia seria a tortura preferida das ditaduras latino-americanas, e a mais elogiada pelo especialista George W. Bush.

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E das ditaduras que ele apoiou e financiou.

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As Veias Abertas dos Filhos dos Dias.

"África à vista": O Livro

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O África à Vista aborda o português escrito por africanos no Brasil.

A formação histórica do português brasileiro ocorreu em complexo contexto de contato entre línguas: Africanos e afrodescendentes, no período que se estende do século 17 ao século 19, correspondem juntos a cerca de 60% da população brasileira. 

Publicado pela EDUFBA e organizado por Tânia lobo e Klebson Oliveira, a obra de 367 páginas está disponível para download. 

No ano de 2000, Oliveira localizou na Sociedade Protetora dos Desvalidos – irmandade negra fundada tardiamente em Salvador no ano de 1832 – um expressivo e raro acervo de documentos escritos por africanos e negros brasileiros forros. Tais documentos são de fundamental importância para a reconstrução da história linguística brasileira por, pelo menos, dois aspectos:

A configuração da renovação

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Para quem dedicou grande parte do tempo em “debater e lutar”, pela nas redes sociais, pedindo a renovação da política nas eleições proporcionais, e se esqueceu que a política passa necessariamente pelo Congresso Nacional, sinto informar que a renovação se deu em números, não no conteúdo.

Dados preliminares do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – DIAP, apontam o seguinte RX:

- Ruralistas: a bancada que é a principal rival da bancada ambiental e que não quer a regulamentação da Emenda Constitucional 81/13, que prevê a expropriação das propriedades urbanas ou rurais onde sejam identificados trabalhadores em situações semelhantes à de escravidão, elegeu 139 parlamentares.

- Parentesco: o DIAP identificou o parentesco político dos eleitos e reeleitos no pleito de domingo (5). Foram eleitos 43 (novos) e reeleitos 40, num total de 83. Nas eleições de 2010, foram eleitos 78 parlamentares com vínculos familiares. A eleição ou reeleição de parentes reforça a tese de circulação no poder. Em geral, parentes mais próximos como pais, filhos e cônjuges são herdeiros eleitorais uns dos outros e compartilham o mesmo perfil político e ideológico.

Os 70 anos do TEN

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O Teatro Experimental do Negro.

Criado no dia 13 de outubro de 1944 para chamar a atenção contra a discriminação racial e destacar a população negra como protagonista na dramaturgia, o TEN – Teatro Experimental do Negro – completou na segunda-feira (13/10), 70 anos.

O Teatro Experimental do Negro (TEN) foi fundado e dirigido por Abdias do Nascimento, em 1944, no Rio de Janeiro, tornando-se pioneiro em levar ao palco um elenco de atores negros e/ou mestiços, fazendo parte da formação do teatro moderno brasileiro, ao lado de grupos como o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), em São Paulo, e Os Comediantes, no Rio de Janeiro.

O objetivo do grupo era a valorização do negro e o trabalho de cidadania, propiciando a conscientização social, além da alfabetização, na medida em que o elenco era recrutado no universo operário, entre as empregadas domésticas e favelados sem profissão.

A comemoração aconteceu no Centro Afro Carioca de Cinema, Lapa, Rio de Janeiro.

Um local que merece ser conhecido e divulgado.

Até porque, fica no coração da Cidade Maravilhosa.

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