Menu Principal

Geap na mira das operadoras de planos de saúde

0
A diretoria da Fundação de Seguridade Social (Geap) alerta que julgamento no Supremo tribunal Federal (STF) poderá deixar mais de 250 servidores e seus dependentes sem cobertura em plano de saúde. É que está naquela casa numa ação movida por uma operadora privada, que questiona o caráter jurídico da Fundação. A polêmica se arrasta desde a década de 90, e ganhou força recentemente, a partir de questionamento feito ao Tribunal de Contas da União (TCU), pela mesma operadora.Criada em 1945, com o nome de Patronal, a Geap é uma entidade  fechada de Previdência Complementar sem fins lucrativos, que oferece aos servidores  federais  planos e programas de saúde, além de assistência social e plano de previdência (opcional).

O mais estranho é que a empresa privada que foi ao TCU dizer que a Geap tem que participar de processos de licitaçâo e disputar o mercado, não compareceu ao processo aberto pelo Ministério dos Transportes. Pode-se deduzir que, esta ausência se deu em fução do valor da per capta pago pelo governo, que não atende aos interesses do mercado, que sempre busca alta arrecadação com baixo custo assistencial, e rede co pouca capilaridade nacional.O STF já adiou a decisão por duas vezes. Enquanto não toma a decisaão, os magistrados aumentam a tensão e ângustia de aproximadamente de aproximadamente 750 mil vidas, entre titulares e dependentes assistidos.

Ainda segundo a diretora da Geap, quase a metade dos 750 mil asistidos tem 60 anos de idade ou mais. destes, 524 já completaram ou já passaram dos 100 anos.

Espero que a lógica do capital humano prevaleça na decisão do STF. 

LER - DORT

0
Uma amiga minha, excelente profissional, escreveu um texto sobre esta patologia relacionada, quase sempre ao processo e ambiente de trabalho. Especialmente, daqueles que ficam diante da teleinha do computador por longos períodos.
Por entender a importância do assunto, resolvi indicar indicar a leitura aqui no Travessia, mesmo já o tendo publicado no meu blog anterior. 
Um pouco sobre Lesões por Esforço Repetitivo


Bresser, o MST, as laranjas e as laranjeiras

0
Sempre tive reservas as idéias do Bresser Pereira. Reservas de ordem ideológica mesmo. Grande elaborador e defensor da tese do Estado Mínimo, como ministro da Administração e Reforma do Estado no primeiro governo de FHC, defendeu e implementou a sua tese com unhas e dentes. Para Bresser, só existe (ou existia?) duas categorias de servidores públicos: os "típicos" de Estado e os "outros sem categoria" Bresser só não ajudou a privatizar a PETROBRÁ porque não encontrou eco na sociedade e até mesmo no "seio" dos pares conservadores. Mas, bem que tentou. Junto com FHC tentou privatizar a estatal, no exterior, com o nome de PETROBRA. Isso mesmo: Petrobrax com X. Porém, o artigo abaixo publicado na Folha sobre o episodio envolvendo o MST é bem interessante, por isso resolivitranscrevê-lo na Travessia. Numa leitura mais atenta, vemos que o Bresser continua defendendo a sua tese. Só que com muita sutileza, podenso deixar muitas dúvidas na cabeça do leitor, sobre quem de fato ele defende...

Entre o devaneio, o intuitivo e a realidade

0
A midia brasileira está mesmo perdida. Não consegue se conectar com o mundo. A não ser, com o que lhe interessa abordar, quase sempre, por questões do mercado midiático. Uma noveliha aqui, outra ali, vai sobrevivendo, vendendo ilusão e tentando enganar o público. 

Enquanto os mais importantes veículos comunição extrangeiros, nas diversas áreas tecem críticas favoráveis ao Brasil, os tupiniquins, com todo os respeito aos nossos indigenas, insistem na mesmice. Tudo é crise: na economia, na política, no campo, nas cidades, e até mesmo mesmo nas Olimpíadas, que por sinal, só acontecerá daqui a alguns anos. É crise a dar com o pau!

Agito na Esplanada e Ciência no Brasil

0
A Esplanada dos Ministérios está agitada. Não é pela movimentação de políticos, sindicalistas ou lobistas. É que começa nesta segunda-feira, dia 19, a 6ª edição da Semana Nacional de Tecnologia. Com o tema "Ciência no Brasil".

O evento pretende na memória dos visitantes, inovações que ocorreram no país, como por exemplo, a descoberta da Doença de Chagas pelo médico Carlos Chagas.

Poeminha

1
Como se quisesse 
Como se ficasse 
Como se gostasse 
Chegou... 
Ficou

(Beth Muniz)

Alarmante e intrigante

1
Estudos realizados pela Secretaria dos Direitos Humanos – SEDH e do Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef, revelam que se nada for feito para melhorar o quadro da violência, mais de 33 mil adolescentes serão assassinados no país até 2012.

No rank dos 20 municípios que precisam de mais atenção - proporcionalmente ao número da população -, em 1º lugar está Foz do Iguaçu/Paraná (446) e no 20º, Ribeirão das Neves/MG (241). Recife/Pe aparece em 10º lugar (1.263).


O Seguro Social e a Paraíso

1
A Previdência Social é o seguro social para a pessoa que contribui, e que espera que seus direitos sejam atendidos e respeitados ao final da sua vida laboral.

“É uma instituição pública que tem como objetivo reconhecer e conceder direitos aos seus segurados. A renda transferida pela Previdência Social é utilizada para substituir a renda do trabalhador contribuinte, quando ele perde a capacidade de trabalho, seja pela doença, invalidez, idade avançada, morte e desemprego involuntário, ou mesmo a maternidade e a reclusão”.

O fato é que sempre há muitas dúvidas, por parte do trabalhador coberto ou não pelo INSS, de como garantir estes direitos. Na tentativa de solucionar estes problemas de informação e facilitar o acesso, o Ministério da Previdência institui a Hora da Previdência.
 
Todos os sábados, das 9 às 10 horas, você pode ouvir na Rádio Paraíso FM as noticiais mais importantes sobre o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.

AH! Apesar do estilo musical da emissora não ser o meu forte, recomendo pela questão social.

Cana dura para crimes sexuais

0
Já está em vigor a Lei Federal 12.015/09, sancionada pelo presidente da República, que estabelece punições mais duras contra crimes sexuais. Entre outras coisas, define objetivamente que a relação sexual com menor de 14 anos é estupro. Neste caso, se houver participação de quem tenha o dever de cuidar ou proteger a vítima, o tempo de condenação será aumentado em 50%.

O bom companheiro

0
Nunca votei em Ciro Gomes.

Não por falta de oportunidade. Mas, por ter outra opção política.
Mas devo confessar: Grande figura pública.

Em entrevista ao jornalista Paulo Henrique Amorim, Ciro destacou que não “se pode deixar o país nas mãos dos tucanos". Afirma que seria um "retrocesso à volta da turma do FHC”.

“É inadmissível que depois de Lula, com os avanços produzidos, Brasil volte para a mesma turma, para a mesma gente, que provocou tanto sofrimento", afirma o deputado.

La Negra

0

No dia 25 de julho de 2007, publiquei um poste no Blog da Beth Muniz sobre esta admirável cidadã do mundo, HAYDÉE MERCEDES SOSA, nascida em San Miguel de Tucumán em 9 de julho de 1935, que ficou mundialmente conhecida simplesmente como Mercedes Sosa. Hoje, rememoro e referencio a sua vida.

O exílio em 1979, em meio à violência política que sacudia o país e a América latina, Mercedes seguia cantando a vida, mas foi obrigada a seguir para o exílio, depois de ser detida junto com pessoas do público que assistia a sua apresentação. A alternativa foi seguir para Paris e depois Madri.

Foi referência para os povos das América do Sul e Central, em especial, no Brasil onde se apresentou em várias oportunidades. Gravou com Chico, Milton e Fagner entre outros artistas brasileiros. Cantava o amor, a liberdade e sobre tudo em defesa dos povos oprimidos.

A descobri há algum tempo quando adquiri o seu álbum duplo “A Arte de Mercedes”, quando ainda não havia o famoso cd. Naquele tempo, o chique era a fita cassete. Tive o imenso prazer de assistir a dois shows seus. Inesquecíveis tanto quanto a memória que guardo dentro de mim.  

Viva Mercedes. Viva a la vida!

Roda, roda, roda...

0
A Roda Viva da Yeda Crusis!
Assisti ontem ao programa.

A entrevistada mais parecia um gato enrolado em uma almofada de sofá da sala de estar -daqueles bem velhos e confortáveis-. Mas, a convidada não parecia nem confortável, nem à vontade.

Os números das últimas pesquisas indicam que 43% da população gaúcha avaliam o governo da governadora estadual como péssimo; 74% desaprovam, e 62% são favoráveis ao seu afastamento.

O momento mais difícil para a Yeda foi quando os entrevistadores abordaram a questão da lista suja.

Ai, a roda rodou, a entrevistada ficou tonta e não sabia o que responder.

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar