Páginas

26 junho 2010

Vermelho ou azul é uma festa só...

...o Brasil não é só Copa do mundo.
Começou ontem, dia 25, a segunda maior festa folclórica do país, que fica atrás apenas do Carnaval, o Festival Internacional de Parintins.
Distante 420 quilômetros de Manaus, Parintins fica na Ilha de Tupinambara, no Rio Amazonas, perto da divisa com o estado do Pará. A expectativa é que este ano mais de 70 mil turistas visitem Parintins durante o festival.

O Festival de Parintins mostra a competição entre os grupos de boi bumbá (ou simplesmente "bois") Caprichoso e Garantido, baseada na história contada há mais de 100 anos na pequena cidade amazonense de 112 mil habitantes. 
Os personagens principais são Pai Francisco e Mãe Catrina que, grávida, desejou comer língua de boi. Pai Francisco, para saciar o desejo da mulher, mata o boi preferido do patrão. Ao ver o boi morto, o patrão chama um padre e um pajé para ressuscitar o animal. A festa ocorre sempre no fim de junho e é marcada pela grande rivalidade entre Caprichoso, que adota a cor azul, e Garantido, de vermelho.
O festival foi aberto com diversos palcos itinerantes, espalhados pelos espaços públicos da cidade, onde músicos tocam as toadas (músicas cantadas em homenagem aos bois). À noite, começa a disputa entre Caprichoso e Garantido no Bumbódromo da cidade, uma grande avenida com estrutura semelhante a dos sambódromos do Rio de Janeiro e de São Paulo.
O Festival é considerado o cartão de visitas e a porta de entrada para o Amazonas, e expressado por um conjunto de atividades culturais da região.
Não por acaso, os artistas e técnicos de Parintins, nos últimos anos, estão sendo convidados pelas escolas de samba do Rio de Janeiros para fazerem os carros alegóricos das escolas.
A festa vai ocorrer até domingo, dia 27.
Vermelho ou Azul, não importa.
É uma festa só.
É Festa Garantida.
Foto: http://raphaelcarnavalesco.files.wordpress.com

4 comentários:

  1. Ola Beth

    Esta festa de fato é de arrasar
    Uma cultura tão nobre que movimenta milhares de pessoas por uma disputa saudável.
    Confesso que sempre tive vontade de conferir de perto, talvez futuramente consiga presenciar este belo espetáculo de perto.
    Parabens pelo post
    Um forte abraço
    Mad

    ResponderExcluir
  2. Oii querida Beth

    Só de ver essa festa pela televisão, é de encher os e fica um gostinho de um dia eu poder participar.Essa festa de Parintis é uma mistura de cultura, magia, uma festa bem brasileira.Onde os bois garantido e caprichoso dão um show a parte.Fico aqui imaginando e torcendo para que um dia possa participar dessa linda festa.
    Bjs no coração

    ResponderExcluir
  3. Oi Beth, minha amiga!
    Pois é, eu não conheço e tenho muita vontade de ir um dia prestigiar essa festa! Conheço pessoas que já estiveram lá e me contaram maravilhas. Quem sabe um dia eu possa ir, né? Por enquanto vou me encantando com essas informações e enchendo a boca de água...
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  4. Deve ser bem interessante este evento
    Beth.
    Tem um selo a sua espera lá no Arte e Café.
    Sucesso!
    Abraços

    ResponderExcluir

Entre e fique à vontade.
Deixe-nos o seu comentário.
Apenas respeite os princípios da Travessia que norteiam este Blog, que navega na defesa da dignidade da pessoa humana, da democracia e das diferenças, em qualquer dimensão.
Grata por seu comentário.
Volte...
Grande abraço.