Foi ele quem torturou entre outros, a atriz Bete Mendes.
O Tribunal de Justiça de São Paulo marcou a audiência da ação movida pela família do jornalista Luiz Eduardo Merlino no dia 27 de julho, às 14h30, no Tribunal de Justiça de São Paulo, centro da capital paulista.
O TJ paulista ouvirá as testemunhas que presenciaram a tortura e morte do jornalista Luiz Eduardo Merlino, em audiência da ação movida por sua família contra o coronel reformado do Exército Brasileiro, Carlos Alberto Brilhante Ustra.
De um lado estará o ex-ministro da Secretaria Especial de Direitos Humano Paulo de Tarso Vanucchi. Do outro lado, entre as testemunhas arroladas por Ustra está o senador e ex-presidente José Sarney.
Não se pode negar, o Bigodudo está em todas. O que será que ele vai revelar...
Provavelmente, dizer que não sabia das torturas.
Merlino foi torturado e assassinado em São Paulo, em 1971, nas dependências do Doi-Codi, centro de tortura comandado por Ustra entre outubro de 1969 e dezembro de 1973. A audiência acontece no mês em que se completam 40 anos do assassinato do jornalista.
Além de Vanucchi, devem depor sobre o crime o historiador e escritor Joel Rufino dos Santos e ex-militantes do POC (Partido Operário Comunista), organização na qual Merlino militava, como Eleonora Menicucci de Oliveira, Laurindo Junqueira Filho, Leane de Almeida e Otacílio Cecchini.
Entre as testemunhas arroladas por Ustra, que serão ouvidas por carta precatória, estão ainda o ex-ministro Jarbas Passarinho, um coronel e três generais da reserva, Gélio Augusto Barbosa Fregapani Paulo Chagas, Raymundo Maximiano Negrão Torres e Valter Bischoff
Em 2008, Ustra foi declarado torturador pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, em ação movida pela família Teles. Esta é a segunda ação movida pela família de Merlino contra o coronel da reserva do Exército.
Merlino era jornalista. Trabalhou nas publicações Jornal da Tarde e Folha da Tarde. Era militante do Partido Operário Comunista (POC).

Amiga, já passamos o alerta aos nossos amigos com os devidos créditos a Ti.
ResponderExcluirNossas congratulações pois demonstras amor por teus semelhantes e um coração amoroso de grande coragem.
Nosso abraço
Nossa!
ResponderExcluirFico super feliz.
Obrigada.
Beijo.
Querida amiga Beth!
ResponderExcluirEstive um pouco ausente mas agora retomo minhas atividades e te felicito por esta informação!
Repassei e espero ajudar de alguma forma tua iniciativa corajosa e humanitária.
Devemos combater sempre o abuso de quem mais pode com quem mais acredita!!!!!!!!!
Beijos carinhosos!
Registro no Mamute confirmado.
ResponderExcluirEnvie seus links.
A partir de agora sua experiência com agregador de links está entrando em uma nova era.
Seu conceito de divulgação irá mudar a partir de hoje.
Domingo os novos parceiros já terão seus links expostos e bombando na rede.
Sucesso em seus projetos.
Minha sincera gratidão por sua confiança.
BELcrei