Menu Principal

É um olho lá, e outro cá

0
Lá, é a África e a Ásia. 
Cá, é o Rio de Janeiro.
E o dia será 5 de junho, Dia Internacional do Meio Ambiente.

Os movimentos sociais de todo o mundo ocuparão as ruas em uma grande jornada de mobilização global contra o capitalismo e em defesa da justiça ambiental e social. 
A agenda foi aprovada no sábado, 25/01, na Assembleia dos Movimentos Sociais, realizada durante o Fórum Social Temático, em Porto Alegre.

A jornada terá como objetivo demarcar posição sobre as questões ambientais e sociais que serão discutidas, 15 dias depois, na Rio + 20, pelos chefes de estado dos 192 países que participam da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Cerca de 1,5 mil pessoas de 30 países participaram da plenária dispostas a enfrentar dois dos grandes desafios imposto, hoje, à esquerda mundial: construir uma pauta unificada de lutas e mobilizar as populações para garantir a imposição de derrotas reais ao capital.

Apesar das diversas propostas, o primeiro desafio foi cumprido: os movimentos conseguiram definir eixos comuns para a luta. O segundo, dependerá da capacidade de mobilização em cada país no processo de preparação do dia 5 de junho/12.

Palestina
O membro da Coordenação Internacional do Comitê Internacional Palestina Livre e líder de uma organização de boicote a Israel, Jamal Juma pediu apoio prioritário à luta histórica pela soberania do país, há 63 anos ocupado por tropas israelenses.

Primavera árabe
O líder sindical tunisiano Alaa Talbi dividiu com os presentes a experiência que vivenciou durante a Primavera Árabe e destacou a importância da democratização dos demais países árabes, com o fim da corrupção, a garantia de emprego e direitos sociais e emancipação da mulher.
Se o mundo e o capital são globalizados, a luta também deve ser.
África 
É necessário e urgente compor uma outra música. Veja porque.

Deixe um Comentário

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar