Páginas

27 novembro 2012

Nem Vem que Não Tem, ele cantava...

Ele cantava e encantava...

E enquanto a voz cantava, o dedo apontava

Não se pode negar o grande potencial artístico que tinha o Wilson Simonal, que era de uma outra vertente da Bossa Nova, movimento musical iniciado por João Gilberto. A vertente a que pertencia era a enquadrada pela Rede Globo, a mesma que conhecemos hoje, com uma roupagem democrática.

Depois de lotar o ginásio do Maracanãzinho (RJ) e conseguir dominar milhares de pessoas alheias ao que estava acontecendo no país, em shows promovidos e patrocinados pela emissora, foi banido do movimento após a descoberta de que ele era "dedo duro" da ditadura militar. Até a Globo o abandonou.

Entre os artistas que Simonal dedurou, portanto, entregou ao regime militar foram Chico Buarque, Caetano, Gil, Geraldo Vandré (que até hoje nega, mas não explica),  Elke Maravilha, o maestro Erlon Chaves, entre outros.

Até hoje a família, especialmente os filhos tentam apagar essa imagem do pai.
Mas, há coisas que a memória e a história não deixam que se apaguem.



5 comentários:

  1. Oi, minha querida amiga Beth!!!
    Pois é minha amiga, realmente ele cantava e encantava, sabia deixar uma plateia bem a vontade e muito feliz, infelizmente tinha um dedo que apontava... o que lhe custou muito caro, perdeu sua carreira e denegriu sua imagem para sempre... é o custo por seu maior erro... Mas não podemos julgá-lo, o ser humano e imperfeito...
    Valeu a pena recordar esse belo momento do vídeo, apesar dos pesares...
    Tenha um lindo, feliz e abençoado dia!!!
    Beijos e muita paz, querida amiga!!!

    ResponderExcluir
  2. Beth, assinaria tudo embaixo, caso não desse essa derrapara de dizer que a GLOBO hoje é democrática. Ela faz parte de um grupo que busca golpear o governo (Vide transmissão espetaculosa do mensalão). Se hoje temos democracia, não foi pelos gestos democráticos dela e sim, ora pela omissão inconsequente e outras vezes por estar SEMPRE do lado podre da banda.
    Mas vejo Simonal como um grande artista e uma das vozes mais perfeitas, além do show man que sempre foi. E a GLOBO, tão "democrática" foi a mesma que o promoveu e não o levantou depois. E tinha 'poderes' para isso. Isso não desmerece o artista, nem a voz...

    ResponderExcluir
  3. Oi Expedito,
    Verdade: derrapada feia.
    Na verdade eu gostaria de ter dito: "A mesma Globo, que hoje se diz amante da democracia e liberdade de opinião..."
    Agradeço imensamente pela devida correção.
    Afinal, amigos é para essas horas, também! rsrsrs
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia querida amiga!
    Quer dizer que o " tal " era um traidor...
    Nossa, nunca imaginei!!!
    Uma lástima, um artísta desse naipe ter um comportamento
    repugnante.
    A verdade sempre vem a tona!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Beth! Adorei a sua postagem! Infelizmente existem razões que a razão desconhece. E realmente existem situações que ficam marcadas para sempre! Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Entre e fique à vontade.
Deixe-nos o seu comentário.
Apenas respeite os princípios da Travessia que norteiam este Blog, que navega na defesa da dignidade da pessoa humana, da democracia e das diferenças, em qualquer dimensão.
Grata por seu comentário.
Volte...
Grande abraço.