Menu Principal

Um Carnaval e muito Amores

8
O ciúme

"Dorme o sol a flor do Chico meio dia
Tudo esbarra embriagado de seu lume
Dorme ponte, Pernambuco, Rio, Bahia
Só vigia um ponto negro, o meu ciúme
Velho Chico vem de Minas..."

Estamos saindo para curtir a folia em algum lugar, lá pelas bandas do Amores no Velho Chico, com a  amiga Valériao Jerimum (Jeep) e o Chiquinho (cachorro).
Estaremos de volta após o carnaval.

Para quem está começando a travessia agora, deixo como sugestão de leitura três postagens que refletem um pouco quem sou, e a minha travessia de vida até aqui.
Para os que já leram, se desejarem, confiram de novo.
Bom Carnaval para todos (as),
Um abraço e até a volta.
Beth Muniz

1-Expressões & Impressões:
2-Seis coisas que você não sabia sobre mim, mas que agora vai saber: http://blogdabethmuniz.blogspot.com/2010/05/foram-me-chamareu-estou-aqui-o-que-e.html

Uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, do bem!

1
Logo após a Decisão do STF sobre a constitucionalidade da Lei Maria da Penha o Congresso Nacional instalou na quarta (dia 8/2) a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Violência contra a Mulher (CPMI). Na primeira sessão, foram designadas, como presidente da CPMI, a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) e, como relatora, a senadora Ana Rita (PT-ES).

O objetivo da comissão será identificar os problemas que estão fazendo com que a Lei Maria da Penha não venha sendo aplicada correta e amplamente.

Além disso, os parlamentares que compõem a comissão, que conta com apenas três titulares homens até o momento, terão também a missão de atuar no Supremo Tribunal Federal (STF) e interagir com os governos para garantir que a lei de proteção às mulheres seja aplicada de forma correta.

"A nossa preocupação central é definir para o Poder Judiciário, para os governos, nas suas instâncias policiais, a efetividade de que iniciativas podem ser tomadas. Temos uma série de medidas protetivas que foram definidas, como essa da procuradora federal de Minas Gerais, mas que não adiantou porque não havia um processo de fiscalização da implementação da lei", declarou a presidenta da CPMI.

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa

3
A aula do jornal Folha de São Paulo, especialmente para os Tucanos: Concessão não é Privatização.
Até as pedras sabem que a concessão das operações dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília nada tem a ver com privatização.

Ao contrário do que ocorreu com a privatização promovida pelo governo do PSDB, quando empresas estatais de mineração (Vale), de siderurgia (CSN), de telecomunicações (sistema Telebrás) e a Rede Ferroviária Federal foram passadas para a iniciativa privada (em operações até hoje nebulosas), esses aeroportos continuarão patrimônio do povo brasileiro.

O cidadão que paga aluguel sabe que o imóvel que aluga jamais será seu ao final do contrato. Ele tem duas opções: renovar o aluguel ou devolver o imóvel ao seu dono.

Pedofilia: o Distrito Federal é o segundo no ranking nacional

3
Mapa do DF
A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Distrito Federal fez ontem (14), em Taguatinga (região administrativa do Distrito Federal), mais uma edição da blitz contra a pedofilia. A ação faz parte do Projeto DF sem Pedofilia cuja meta principal é encorajar a população a denunciar.
A blitz contou com a distribuição de material informativo e de uma cartilha que aborda desde o conceito de pedofilia a dicas de como identificar sinais de abuso sexual em crianças e contatos para denúncias. Para o subsecretário, a informação de qualidade é um aliado importante na luta contra a pedofilia. O objetivo é informar aos pais, professores e as crianças para que todos os casos e sinais de abuso sejam percebidos e evitados. A população deve estar atenta e denunciar.

Segundo Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR), no ano passado, cerca de 40 mil pessoas, entre pais, professores e alunos, participaram da blitz. A meta da secretaria é dobrar esse número de pessoas ao longo do ano. No ano passado foram 81 palestras e 24 blitzen. 

De acordo com dados da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR), em 2010 (até junho), foram registradas 13.247 denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes no Disque 100.
O estado do Rio Grande do Norte tem o maior índice de denúncias, com 19,31 para cada 100 mil habitantes. O Distrito Federal ocupa a segunda posição no ranking, com 12,95. Em terceiro lugar está a Bahia, com 11,22.
Uma iniciativa fundamental no combate desse crime hediondo.
Só para lembrar: o DF é composto pelas Cidades Satélites (regiões administrativas) e Brasília (Plano Piloto Lagos Sul e Norte). 

Índio quer apito, certo? Errado! Os tempos são outros...

1
Ê, ê, ê, ê, ê, Índio quer apito,
Se não der pau vai comer!
Lá no bananal mulher de branco
Levou pra pra índio colar esquisito.
Índio viu presente mais bonito.
Eu não quer colar! Índio quer apito!

Isso é coisa do passado.
Presente apenas durante o Carnaval.

Xingu, Kayapós, Paranás, Anapu e Uruará querem muito mais.
Como os tempos mudaram, os primeiros habitantes da terra brasilis tiveram que acompanhar as mudanças.  Em tempos de globalização e desenvolvimento sustentável desejam muito mais, e estão certos.

Sintonize o seu Dial. Hoje é o 1º dia Mundial da Rádio.

0
"No ar..."
O único meio de comunicação capaz de se fazer ouvir nos mais longínquos lugares do mundo, nos lares ricos ou pobres dos quatros continentes, de forma democrática e sem manipulações virtuais.

Irina Bukova, diretora geral da UNESCO, numa declaração que assinala o 1º Dia Mundial da Rádio, destacou a importância do pluralismo, liberdade e independência da rádio, um dos meios mais poderosos para fazer respeitar os direitos humanos e procurar o entendimento. A ideia da criação de um Dia Mundial da Rádio está "no ar" há mais de uma década, mas só ganhou forma na Unesco a partir de uma proposta formal apresentada por Espanha no final do ano passado. O dia 13 de fevereiro foi o escolhido por se tratar do dia em que foi pela primeira vez emitida em 1946 a United Nations Rádio.
Uma rádio livre, independente e pluralista, é o que quer a UNESCO.
Nós, os ouvintes, também.
Saiba mais aqui, na RTP Notícias

Ah, eu gosto muito de mim...

6
Ah... eu gosto muito de mim
Ah... eu sou gamado por mim
Tem vez que me pego
Me abraço, me beijo
Me levo pro um canto
Só pra conversar
E se estou triste
Fico preocupado
Faço tudo só pra não me ver chorar


Se atravesso a rua
Eu falo comigo
Cuidado com o carro pra não te pegar
Me dou a comida na hora certinha
Faço cooper pra não engordar

É como sempre afirmo: nunca se deve perder as esperanças

3
Vitoria das mulheres, e da sociedade. Punição severa para os contumazes agressores.
Assim ficou caracterizada a votação do STF
.
Por maioria de votos, vencido o presidente, ministro Cezar Peluso, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou procedente, na sessão de hoje (09), a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4424) ajuizada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) quanto aos artigos 12, inciso I; 16; e 41 da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006).

A corrente majoritária da Corte acompanhou o voto do relator, ministro Marco Aurélio, no sentido da possibilidade de o Ministério Público dar início à ação penal sem necessidade de representação da vítima.

Quanto ao entendimento majoritário que permitirá o início da ação penal mesmo que a vítima não tenha a iniciativa de denunciar o companheiro-agressor, o ministro Peluso advertiu que, se o caráter condicionado da ação foi inserido na lei, houve motivos justificados para isso. “Não posso supor que o legislador tenha sido leviano ao estabelecer o caráter condicionado da ação penal. Ele deve ter levado em consideração, com certeza, elementos trazidos por pessoas da área da sociologia e das relações humanas, inclusive por meio de audiências públicas, que apresentaram dados capazes de justificar essa concepção da ação penal”, disse.

Confesso que quase não conseguia dormir ontem, de tanta emoção. Lutei muito pela aprovação desta lei. Mais ainda para que os seus efeitos constitucionais fossem reconhecidos.

Finalmente foi!

Da minha parte, missão cumprida.
A vitória foi de goleada. Leia mais aqui: 

Não sei se é burrice, desinformação, desespero ou falta de assunto

4
Os desesperados "lideres" Tucanos usaram a tribuna do Senado na terça dia 7/02 para atacar o governo,  o PT , e afirmar que o partido "enterrou" uma de suas maiores bandeiras": a luta contra a privatização, segundo a Folha de São Paulo.

Álvaro Dias (PSDB- PR), afirmou: "O PT acabou com as suas bandeiras. Foi sepultado. É a confissão de incapacidade administrativa do governo de realizar obras...".

Pelo visto,o senador pensa o mesmo de FHC, que privatizou o país.

E como ele é com a mãe? Não se meta com homem que não respeita a mãe!

8
Dois femicídios seguidos deixam lições para as mulheres

“E como ele é com a mãe? Não se meta com homem que não respeita a mãe! Se não respeita a mãe, qual outra mulher vai respeitar?”.

Vinte e oito de janeiro de 2012: Karina Angélica Mayer de Almeida, 32, proprietária de uma grife de moda, foi estrangulada em seu apartamento com um fio de ferro de passar roupa. Suspeito do crime: o noivo (ou ex-noivo?), Bruno Henrique Araújo, 27, montador industrial. Em 4 de fevereiro, o corpo do suposto assassino foi encontrado boiando no rio das Velhas, em Raposos (MG). A polícia suspeitava de que a ruptura do noivado foi a causa da ira assassina e aventa que ele cometeu suicídio.

Dois de fevereiro de 2012: Ana Alice Moreira Melo, 35, procuradora federal, foi morta com cerca de 20 facadas, em sua casa. Suspeito do crime: o ex-marido, Djalma Brugnara Veloso, do ramo de locação de veículos, com quem era casada desde 2001 e teve dois filhos, de 7 e 2 anos.

"Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL".

Policiais (?) em greve na Bahia
Para entender o porquê, vamos ao Capítulo II, artigo 9, § 1 e 2:
Art. 9º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.
§ 1º - A lei definirá os serviços ou atividades essenciais e disporá sobre o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.
§ 2º - Os abusos cometidos sujeitam os responsáveis às penas da lei.

Quando em 2011 eclodiu a greve dos bombeiros do Rio de Janeiro que contaminou emotivamente o país por meio dos noticiários, pensei cá com os meus botões: Isso vai se alastrar como um rastilho de pólvora. Não deu outra. Daquele episódio até ao da Bahia, que já dura uma semana, foram dez. E lá como na Bahia, quem liderou o movimento era um politico profissional (no caso do RJ, ligado ao ex-governador Garotinho).

A violência vista, percebida e sentida diretamente pela população da Bahia praticada por policiais militares em greve por reajuste salarial, deve servir para que a sociedade reabre o debate sobre  a necessidade da regulamentação do artigo nove da CF, sobre a organização sindical e estrutural, e a atuação dos servidores da área de segurança pública fardada e armada.

Não se pode mais adimitir que "representações" que não dispõe de legitimidade para representar qualquer seguimento, tenha força para desencadear ações de terrorismo de Estado contra a população, como é o caso da Bahia. O líder do movimento que está aterrorizando a todos é um ex-policial, que há dez anos foi expulso da corporação e que concorreu a dois mandatos eletivos de deputado estadual pelo PSDB - e perdeu nas duas tentativas.

Quando se trata de exploração, tudo tem uma origem e nada acontece por acaso.

2
"Os escravos negros do Haiti propinaram uma tremenda surra ao Exército de Napoleão Bonaparte; e em 1808 a bandeira dos livres se alçou sobre as ruínas.

Mas o Haiti foi, desde ali, um país arrasado. Nos altares das plantações francesas de açúcar se tinham imolado terras e braços, e as calamidades da guerra tinham exterminado um terço da população.

O nascimento da independência e a morte da escravidão, façanhas negras, foram humilhações imperdoáveis para os brancos donos do mundo.

Eu tô te explicando pra te confundir...

2

Entendeu? 
Não?!
Então, ouça.
Bom domingo.

Deu Nós e o CNJ!

1
Era eles, os bandidos togados, ou nós, pobres mortais!
"Quando ouvi o voto da ministra Rosa Weber - pela manutenção dos poderes do CNJ para investigar juízes, minha cabeça não aguentou. Estou de enxaqueca, não tenho condições de comemorar. Eu vou dormir. Foi um desgaste muito grande".

Foi o relato da ministra Eliana Calmon por telefone, ao editor deste Blog, pouco depois de ver reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira (2/2) a competência concorrente do CNJ para investigar magistrados.

A corregedora diz que acompanhou a sinalização da mídia e dos analistas, de que o resultado, em decisão apertada, seria desfavorável à posição da Associação dos Magistrados Brasileiros. "Mas, até o final, a gente viveu um clima de muita tensão".

"O que mais me incomodou foi a posição das associações (AMB, Anamatra e Ajufe) ao me acusarem de ter cometido crime. Isso me deixou muito amolada, quase me desestabilizou. Queriam minar minha credibilidade no Judiciário", afirmou.

A Corregedora Nacional de Justiça prometeu fazer uma avaliação do julgamento nesta sexta-feira.

O mais interessante tudo isso é a derrota do  "grande PIG" (Globo, Folha, Estadão) que sempre apostou na vitória dos bandidos de toga. Afirmavam a todo momento que o CNJ seria derrotado.
Mas uma coisa sempre sussurrava em meus ouvidos: Ela vai fazer a diferença. E fez!
O nome dela é: Rosa Weber.
Não filosofou e nem deitou falação. 
Como dizem os magistrados do STF: Assentou o seu voto.
Um voto muito bem assentado!
Eu assisti a tudo, e depois e fui dormir o sono dos justos.

Uma conta simples, com investimento garantido e retorno para todos

0
- 23 Estados + o DF atendidos
-300 mil inquéritos
-111 mil processos
-70 mil mulheres beneficiadas com medidadas protetivas
-130 mil atendimentos no país
-2,6 milhões de pessoas orientadas

Estes são os números sobre à aplicação da Lei Maria da Penha nos últimos quatro anos.
Os recursos foram usados para criação e ampliação dos juizados de violência doméstica e familiar contra a mulher, núcleos especializados de atendimento à mulher da Defensoria Pública, promotorias e núcleos especializados do Ministério Público.-32,3 milhões de investimento

-Os recursos também permitiram a transformação de unidades do Sistema de Justiça com competência híbrida em unidades especializadas, um total de 111 equipamentos públicos. As ações são coordenadas pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.

Hoje é o dia: ou eles, ou nós e o CNJ

1
Ontem, em Brasília

A sessão da tarde de hoje (1º) no Supremo Tribunal Federal (STF) não marca apenas a volta do recesso iniciado em dezembro passado. O plenário deverá decidir se concorda com a decisão individual do ministro Marco Aurélio Mello, que limitou poderes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no fim de 2011. Esse é o primeiro item da pauta, e a expectativa é que o presidente chame o processo assim que abrir os trabalhos.

Ontem (31/01) o Procurador Geral da República arquivou o processo em que a Associação dos "Magistrados" pedia a punição da presidente do CNJ, Eliana Calmom, por quebra de sigilo fiscal das criaturas togadas e seus súditos.
Com isso, o STF deve estar mordido.

E nós, com o CNJ e a Eliana!

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar