Páginas

28 fevereiro 2013

Se alguém oferecer casa, comida e roupa lavada, desconfie

Principalmente se for no exterior.

Plano fortalece rede contra tráfico de pessoas

Brasília - O II Plano de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, lançado na terça-feira, 16/02, prevê o fortalecimento da rede contra este crime até 2014, com a meta de criar mais 10 novos núcleos ou postos. 

Serão investidos R$ 5,9 milhões, incluindo a capacitação de 400 agentes e cooperação jurídica internacional. Desde 2008, já foram investidos R$ 5,2 milhões na rede, que conta atualmente com 13 postos de atendimento ao migrante e 16 núcleos estaduais. Em 2011 e 2012 foram capacitados 716 profissionais de diversas áreas, no tema do tráfico de pessoas.

Tendo como articulador o Ministério da Justiça (MJ) e incorporado pelas secretarias de Direitos Humanos (SDH) e de Políticas para Mulheres (SPM), o plano foi construído com a participação da sociedade: mais de 1.500 cidadãos de várias instituições debateram as medidas em consultas públicas virtuais e 57 plenárias livres realizadas no Brasil e no exterior.

Para facilitar o acesso aos interessados os postos ficam em locais de grande circulação (portos, aeroportos e rodoviárias) e são as unidades responsáveis pelo atendimento às vítimas. 

Ligue 180 - Dados da Secretaria Nacional de Justiça (SNJ/MJ), apontam que entre 2005 e 2011, a Polícia Federal registrou 157 inquéritos por tráfico internacional de pessoas para fins de exploração sexual, enquanto que o Poder Judiciário, segundo o Conselho Nacional de Justiça, teve 91 processos distribuídos. Também foram instaurados 514 inquéritos pela Polícia Federal entre 2005 e 2011, dos quais 13 de tráfico interno de pessoas e 344 de trabalho escravo.

Os indiciamentos somaram 381 por tráfico internacional de pessoas para exploração sexual pela Polícia Federal, e as prisões chegaram 158, conforme dados do Departamento Penitenciário Nacional. No contexto do tráfico interno de pessoas para exploração sexual foram 31 indiciados pela PF e 117 presos, entre 2005 e 2010.

3 comentários:

  1. Parabéns por compartilhar, isso sim é campanha interativa, tomara que muita gente venha ler e refletir.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. (pra algo de bom serve
    a novela das 9)


    né?


    beijo

    ResponderExcluir
  3. Querida Amiga
    Acreditar nestas propostas,realmente falta muita informação para o povo que não lê, não pesquisa, não questiona...
    Saudades desta rica Travessia e de ti também.
    Grande Beijo.

    ResponderExcluir

Entre e fique à vontade.
Deixe-nos o seu comentário.
Apenas respeite os princípios da Travessia que norteiam este Blog, que navega na defesa da dignidade da pessoa humana, da democracia e das diferenças, em qualquer dimensão.
Grata por seu comentário.
Volte...
Grande abraço.