Intolerância em nome da fé
O Estado é Laico e pertence a todos em que nele vive, não importando a crença religiosa, ou, para alguns, a ausência dela.
O Estado é Laico e pertence a todos em que nele vive, não importando a crença religiosa, ou, para alguns, a ausência dela.
(Beth Muniz)
-A quantidade de denúncias de intolerância religiosa recebidas pelo Disque 100 da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República cresceu mais de sete vezes em 2012, quando comparada com a estatística de 2011.
***
“Alguns setores, especialmente evangélicos pentecostais, gostariam que essas manifestações africanas desaparecessem totalmente da sociedade brasileira, o que certamente não ocorrerá”. ***
“Queremos fazer com que essas comunidades também sejam beneficiadas pelas políticas públicas”.
“Nós consideramos que isso chegou em um ponto insuportável e que não se trata apenas de uma disputa religiosa, mas, evidentemente, uma disputa por valores civilizatórios”.
(Luiza Bairros, ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - Seppir).
-Embora signifique um aumento de 626%, a própria secretaria destaca que o salto de 15 para 109 casos registrados no período não representa a real dimensão do problema.
Os dados do Disque 100 para a intolerância religiosa podem estar subestimados, de um lado, porque o serviço telefônico gratuito da secretaria não possui um módulo específico para receber esse tipo de queixa, de forma que nem todos casos chegam ao conhecimento do Poder Público.
De outro, a maior parte das denúncias é apresentada às polícias ou órgãos estaduais de proteção dos direitos humanos onde não há nenhuma instituição responsável por contabilizar os dados nacionais.
A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) também não possui dados específicos sobre violações ao direito de livre crença religiosa, mas seu ouvidor compartilha da impressão de que o problema tem crescido nos últimos anos.
E se dizem cristãos...
ResponderExcluirNão sei se fico com raiva ou com pena desses crentes que fazem qualquer coisa, menos seguir o exemplo do Cristo.
beijos e boa semana
O racismo contra os negros não se limita apenas a cor, e sim tudo que ela representa...Nos cultos pentecostais e católicos mais extremistas, se ensina sobre as religiões africanas como obras do demônio,, tendo como justificativa a liberdade religiosa..mas a liberdade religiosa tem que se proteger dela própria...senão se torna autodestrutiva. Colocado como obra do demônio está claro que tenta erradicar outra postura, ferindo a liberdade de expressão. Não é só uma questão de falar, pois a palavra impulsiona, justifica e cria ações...Nos cultos afro não é permitido também se falar a mesma coisa das outras religiões. Os católicos bradam a plenos pulmões que são maioria e por isso, tem que ter prioridade, mas isso não é uma disputa, como se faria através de mercados, e sim uma conquista da luta longa e árdua, manchada com sangue...Algumas correntes querem enterrar o passado, para esquecer seus pecados, porém não podem execrar as conquistas derivadas dele,
ResponderExcluirBeijão!
A doutrina cristã é tão perigosa quanto a talibã, pois deixa várias lacunas que podem ser facilmente preenchidas pelo preconceito, intolerância, violência e outros tantos crimes contra a liberdade alheia.
ResponderExcluirOs líderes religiosos que só estão preocupados em conquistar volumosas quantias de dinheiro e grande poder político também se aproveitam destas lacunas e da falta de discernimento da população, mau educada, mau instruída e sem cultura, para manipular uma grande massa a acreditar que o preconceito e a intolerância contra determinados setores é bem visto pelo deus que acreditam seguir.
No fundo, a culpa é do poder público que não faz nada para deter estes estelionatários, pois a classe política se utiliza deles como cuidadores de seus currais eleitorais.
Em minha opinião, a religião é o mal do século.
J.S.P disse:
ResponderExcluir"Fiz campanha para o Lula, fiz campanha para a Dilma, fiz campanha para o Haddad."
José, veja no link abaixo o que você ajudou a construir.
http://www.gibanet.com/2012/07/23/o-que-e-o-foro-de-sao-paulo/
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir