Páginas

07 outubro 2013

De volta pra casa

Fluxo de imigrantes na Grande São Paulo cai.
 
Embora haja continuidade dos mesmos fluxos migratórios do século 19 e 20, a nova face da imigração a São Paulo é o retorno”, avalia Rosana Baeninger, professora da Unicamp e pesquisadora do Nepo (Núcleo de Estudos de População).

A demógrafa afirma que, segundo dados do Censo 2010, cerca de 2,3 milhões de migrantes se mudaram para São Paulo entre 2000 e 2010 ao mesmo tempo em que 1,8 milhão deixaram a região metropolitana no período.
 
Sessenta por cento daqueles que saíram de São Paulo são migrantes de retorno [que estão voltando a suas regiões de origem] e 40% são, em geral, filhos de imigrantes”, diz. “São Paulo se tornou área de rotatividade migratória.

Quem foi que melhorou a vida do nordestino no Nordeste nos últimos dez anos ?

Desenvolver o Brasil, especialmente as áreas mais pobres – Nordeste e Norte – e reduzir o tamanho de São Paulo.

*****
Paulo Henrique Amorim

3 comentários:

  1. É de se esperar que os retornos da região sudeste seja visto a olho nu, pois São Paulo e Rio de Janeiro não oferece mais nada de bom para os imigrantes nordestinos, a não ser confronto com a polícia e quebra quebra.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Acredito que eles mesmos. Ao se conscientizar que a maré não está pra peixe.Por ser um povo inteligente e batalhador, terminam encontrando alternativas bem mais humanas de sobrevivência nas suas terras de onde nunca deveriam ter saido.

    ResponderExcluir
  3. Lu e Maria,
    Obrigada pelos comentários, que concordo.
    Um abração!

    ResponderExcluir

Entre e fique à vontade.
Deixe-nos o seu comentário.
Apenas respeite os princípios da Travessia que norteiam este Blog, que navega na defesa da dignidade da pessoa humana, da democracia e das diferenças, em qualquer dimensão.
Grata por seu comentário.
Volte...
Grande abraço.