O documentário O Homem que Engarrafava Nuvens mostra como os nordestinos são capazes de resistir com bravura a coisas muito piores do que ofensas pós-eleitorais.
O engarrafador de nuvens é Humberto Teixeira, “o doutor do baião”, na homenagem de seu parceiro Luiz Gonzaga.
Humberto, é o inspirado letrista que escreveu em Asa Branca, o mais belo verso da MPB, aquele que fala:
Quando o verde dos teus olhos, se espalhar na plantação, eu te asseguro não chore não, viu?, que eu voltarei, viu? /Meu coração.
A direção é de Lírio Ferreira - o mesmo de Baile Perfumado, de 1997 -, e a fotografia é do já consagrado Walter Carvalho. O filme, que é de 2008, é narrado com um toque de dor e melancolia, da filha de Humberto, que no documentário nos apresenta o múltiplo talento e a personalidade controversa, e de certa forma repressora, do pai, que a criou.
A filha é a atriz maravilhosa atriz Denise Dumont.
Assistir ao Homem que Engarrafava Nuvens é assistir à celebração do ritmo – o baião – que irriga nossas raízes musicais. Mais que isso: serve de contraponto pós-eleitoral aos desatinados de ódio, aos golpistas de papel, ao preconceito obstinado contra esses nordestinos capazes no entanto de resistir, com bravura e com poesia, a coisas muito piores do que a cara feia das loiras platinadas do Leblon e dos Jardins.

Ao acessar o vídeo e ouvir:
ResponderExcluirOh que estrada mais comprida
Oh que léguas mais tirana
Ah se eu tivesse asas
Ainda hoje eu via Ana!
Tive que parar, porque esta era exatamente a música que a minha mãe cantarolava pela cozinha lá pelos meus sete anos de idade e que jamais vou esquecer da minha infância tão feliz.
Depois, quando eu puder vejo o vídeo.
Quanto ao comentário sobre o artigo digo que existe um Juiz que julga todas as causas e digo com toda a certeza que a bondade no coração dessa gente ainda não tive a oportunidade de ver em lugar nenhum!
Parabens pela postagem
Abraço!
Grande Beth, nosso País é rico demais em cultura, e uns e outros insistem em "enfeiar"
ResponderExcluirVerdade...
ResponderExcluirValeu Joselito.
Boa noite Beth, eu favoritei o filme e vou assistir assim que possível.
ResponderExcluirObrigado pela indicação.
Quanto aos ataques que sofreram os nordestinos em geral, eu como nascida e criada no sul do país, só tenho a dizer que essa não é a ideia de todos sulistas. E essa ideia espalhada pelas redes sociais mostra na verdade que apesar de bem inclusos digitalmente, nosso povo ainda é sim muito pobre e carente de educação e informação não é?
Deveríamos criar uma Bolsa Bom Senso.
Brincadeiras a parte,espero que esteja bem.