Menu Principal

Na Lona de Guadalupe, o Pé do meu Samba e o Chão do meu Terreiro!

0
vikmapia.org
Guadalupe.

Poderia ser a Guadalupe mexicana, espanhola, ou de qualquer lugar desta América Latina tão explorada, vilipendiada e saqueada pelos dominantes europeus, americanos do Norte e seus seguidores tupiniquins servis, em mais de quinhentos anos de existência.

Mas, não! Foi na Guadalupe carioca que o terror aconteceu.

A Guadalupe Carioca fica às margens da Avenida Brasil, colada na Vila Militar de Deodoro, caminho para a Zona Oeste e saída para quem deseja ir pelo litoral, até a Baixada Santista, passando por Angra dos Reis e Parati.

Guadalupe. Lugar de gente honesta e trabalhadora que pega cedo no batente, sem perder a esperança em dias melhores, naquele jeito carioca de ser. 

Foi na Guadalupe carioca que o Exército Brasileiro, comandado por o Capitão Presidente e um Vice General, que o massacre sádico/maníaco/militar de uma família e vizinhos aconteceu. Oitenta tiros. Não de uma arma qualquer. De Fuzil.  Repetindo: Fuzil!

Ah, mas eles não mandaram... alguns podem dizer.

Respondo: Não mandaram diretamente. O comando e o passaporte para matar foi disparado durante a campanha eleitoral de 2018, sem viés ideológico (se lembram?). No Poder, não desfizeram o comando eleitoral demagógico. Eis o resultado, lá em Guadalupe.


E, por parte de quem comanda, mentiras, sigilos, prisões blindadas, omissão, risadas, galhofas, falta de respeito pelos mortos e suas famílias. Justiça seja feito: Ô gente que sabe mentir bem, esses milicos. Mentem tão bem que até acreditam nas suas próprias mentiras: Não houve o Golpe Militar de 1964.

Mas, Guadalupe, acima de tudo é música. E das boas. Composta por Caetano Veloso, e cantada por ele e a Mart’nália no vídeo abaixo. Preste atenção no início e curta.

Foi em Guadalupe que o Caetano morou em 1956(segundo ele, na casa de uma tia). Bem antes do  "Sem Lenço e Sem Documentos. Acredito que os dias que lá viveu serviram de inspiração para compor Pé do Meu Samba.

Lona Cultural batizada em homenagem a Caetano

Inaugurada no ano de 2000 como parte do Programa de Fomento à Cultura Carioca, a Lona Cultural Municipal Terra fica na esquina da Praça Edson Guimarães com a Rua Marcos de Macedo, s/nº. Seu nome foi inspirado na canção Terra, de Caetano Veloso, que morou na casa de parentes em Guadalupe, no ano de 1956.

A canção faz um passeio pelo Rio de Janeiro, passando pelas Zonas Sul, Norte e Oeste.

Para alegrar o seu coração, ofereço música e desejo Boa Páscoa.

Que o Criador nos proteja desses loucos que se instalaram no poder.

Para as famílias, Paz!



Deixe um Comentário

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar