Seria com X ou com S?
A origem
No segundo governo do FHC (se não estou enganada) os tucanos com desculpa de tornar a Petrobrás uma empresa de referência internacional, criaram uma nova marca para a empresa e passaram a chamá-la de Petrobrax, com “x”.
O primeiro objetivo
O primeiro objetivo
Para cumprir parte dos acordos assinados com o FMI, seria necessário trocar o nome da empresa – orgulho e patrimônio nacional, tornando-a essa marca de “Brasil”, negativa para eles, e “fazer” da Petrobrás “empresa global”.
A primeira derrota
A primeira derrota
Não conseguiram. Seu ímpeto entreguista durou menos de 24 horas. E diante do clamor nacional, se deram conta que naquele momento tinham avaliado mal os sentimentos do povo brasileiro, e que haviam ido longe demais no seu ardor privatizante e entreguista.
Tiveram que recuar, mas nunca abandonaram seu projeto, tanto assim que venderam 1/3 das ações da Petrobras na Bolsa de Valores de Nova York, como primeiro passo para a privatização.
Na eleição seguinte foram derratados. Lula teve o apoio de 80% da população e a rejeição de apenas 5%, e a trupe de FHC teve o apoio de apenas 18%, mesmo contanto com o apoio total,da totalidade da grande mídia.
Viram, com frustração, a Petrobras se transformar na maior empresa brasileira e em uma das maiores do mundo, conseguir a auto suficiência em petróleo para o Brasil. Mas não se conformaram.
A conclusão
Viram, com frustração, a Petrobras se transformar na maior empresa brasileira e em uma das maiores do mundo, conseguir a auto suficiência em petróleo para o Brasil. Mas não se conformaram.
A conclusão
É obvio que a Petrobrás não deve ser uma caixa preta sem nenhum controle externo. Devem ser apuradas todas as irregularides que houverem. Para isto existem os órgãos de controle como o Ministério Público Federal , a Controladoria Geral da União e o Tribunal de Contas da União - TCU.
Tentaram até uma CPI. Mas, qual empresa seria investigada: Petrobrás ou sobre Petrobrax?
Isto eles nunca explicaram! Deveriam. Agora, mais uma herança deixada pelo governo Tucano.
Isto eles nunca explicaram! Deveriam. Agora, mais uma herança deixada pelo governo Tucano.
Uma dívida de R$ 860 milhões, por conta da má administração dos Tucanos e de FHC. É este o valor que a Petrobras terá de pagar ao Estado do Rio de Janeiro.
O débito resulta do não recolhimento do ICMS pela importação da plataforma de produção P-36 que afundou em março de 2001.
Seria porque o governador do Rio de Janeiro à época era aliado do PSDB e PFL (hoje DEM).
Ou, seria incapacidade administrativa mesmo?
Não. Nenhuma das duas perguntas.
É a concepção de que o Brasil para ser competitivo no mercado internacional, deve abrir mão do seu patrimônio. Mesmo que este seja a Petrobrás, com "s".
Respondendo à pergunta: venceu a Petrobrás dos brasileiros.
Ainda bem.

Não concordo.
ResponderExcluirA petrobras (sem acento, por acordo com a Academia Brasileira e Portuguesa de Letras) tentou sim trocar o S pelo X, numa tentativa de internacionalizar a empresa. Correto. Mas nada teve a ver com o governo e tampouco teve apoio da mídia. Que "bateu forte" no governo federal pelos 700 milhões gastos na investida.
Foi uma manobra da administração interna da Petrobras, sem nenhuma trativa prévia com o governo ou acionistas minoritários.
Tanto o é, que a cúpula da Petrobras, à época, foi trocada.
Um forte abraço!
Que bom que venceu a Petrobrás dos brasileiros. Abrir mão do clima e cultura organizacional, mudar nome para se tornar "internacional", conversa pra boi dormir, como diz o ditado. Concorrência, competição de mercado se vence com competêcnia e o famoso CHA : Conhecimento, Habilidade e Atitude, principalmente atitude. Aliás esse CHA é recomendado sempre, sem contra indicações!!!
ResponderExcluirParabéns pelo post.
Abraço.
Oi,
ResponderExcluirBeth,
gostei muito desse post. Ainda bem que vencemos e a Petrobrás ainda é nossa..só não sei até quando?? Sou filha, sobrinha e irmã de Petroleiros e por muito tempo sobrevivi com uma mesada da "Petros", eu cresci ouvindo pô seu pai era Petroleiro? E por tudo que a Petrobrás representa par mim, e para milhares de brasileiros eu não gostaria nada, nada de vê-la privatizada..Parabéns pelo post vou indicar... Beijão no seu coração e fica com Deus
Viva a Petrobrás com (S) de BRASILEIRO!!!! Declaro que estou com um MEDO muito grande do Serra ganhar a presidência. Pois os tucanos privatizaram a Vale do Rio Doce, ou seja, foi no governo do FHC que o acordo foi assinado. Tenho medo do Serra, caso ganhe, entregar a Petrobras para os estrangeiros e ainda mais, o PRÉ-SAL. Pois o Jornal A Folha, já está fazendo lobby para que o pré-sal seja dos estrangeiros. Ela publicou que a Shel já está perfurando petróleo do Pré-Sal e retirando o petróleo e teve um comentário no blog deles que 1/3 do Pré-Sal será enviado para os Americanos. Agora imagina se o Serra Ganhar, o que vai acontecer?
ResponderExcluirEvoluimos sim...
ResponderExcluirFico feliz pelos comentários de vocês.
Significa que a esperançã deste país continuar sendo de todos os brasileiros, continua.
Um Brasil co "S".
Grande beijo.