É inacreditável...
Mas apenas 20% dos brasileiros já usaram o serviço do Proncon e, entre eles, menos de 60% conseguiram resolver seu problema.
O dado mais grave desta situação é que 60% da população, cuja renda se situa na faixa de até dois salários mínimos, não sabe ou desconhece a existência desse órgão de defesa do consumidor e o trabalho que realiza.
Entre os consumidores que ganham mais do que dois salários mínimos, o índice de desconhecimento sobre o Procon não passa de 5%.
A conclusão a que chegaram os pesquisadores é de que apesar de bastante conhecido entre as faixas de renda mais altas, o Procon atende setores específicos da população. Ou seja: quanto maior a renda e mais alta a escolaridade, maior a utilização dos serviços públicos.
A pesquisa foi realizada entre abril e junho de 2010. Foram entrevistas 1.550 em seis estados e no Distrito Federal.
Em um cenário econômico e social que projeta a perspectiva de que a classe D tenha sua renda aumentada nos próximos anos, e em função disso o aumento do seu consumo.
O dado mais grave desta situação é que 60% da população, cuja renda se situa na faixa de até dois salários mínimos, não sabe ou desconhece a existência desse órgão de defesa do consumidor e o trabalho que realiza.
Entre os consumidores que ganham mais do que dois salários mínimos, o índice de desconhecimento sobre o Procon não passa de 5%.
A conclusão a que chegaram os pesquisadores é de que apesar de bastante conhecido entre as faixas de renda mais altas, o Procon atende setores específicos da população. Ou seja: quanto maior a renda e mais alta a escolaridade, maior a utilização dos serviços públicos.
A pesquisa foi realizada entre abril e junho de 2010. Foram entrevistas 1.550 em seis estados e no Distrito Federal.
Em um cenário econômico e social que projeta a perspectiva de que a classe D tenha sua renda aumentada nos próximos anos, e em função disso o aumento do seu consumo.
Me assusta o fato dos Procon’s não estarem aparelhados para realizarem campanhas informativas sobre a importância do direito dos consumidores, independente da classe social a que Pertençam.
Resumo da ópera: a continuar assim, o poder de compra da classe "D" será inversamente proporcional aos seus direitos de consumidores, se os governadores dos estados, a quem os órgãos são subordinados ,não fizerem nada para mudar esta situação.
Querida Beth.
ResponderExcluirPrimeiramente peço desculpas por não estar visitando os blogs dos amigos.
Estou correndo com mudança.
Mas sempre acompanho na medida do possível.
Sobre a sua matéria.
Muito descaso destes políticos.
Espero que melhore nas próximas eleições.
Parabéns pelo tema !
Bjs
Querida Beth.
ResponderExcluirPrimeiramente peço desculpas por não estar visitando os blogs dos amigos.
Estou correndo com mudança.
Mas sempre acompanho na medida do possível.
Sobre a sua matéria.
Muito descaso destes políticos.
Espero que melhore nas próximas eleições.
Parabéns pelo tema !
Bjs
UMA MATERIA QUE FAZ FALTA NA REDE PUBLICA E A CONSTITUIÇAO
ResponderExcluirPQ O GOVERNO NA HORA DE COBRAR
A POPULAÇAO E NA HORA,PRA O CIDADAO BUSCAR OS SEUS DIREITOS E UMA BUROCRACIA DO C....
COMO DIZIA O EDUARDO FACÇAO CENTRAL
MARIONETES DO SISTEMA O POVO ERRA PORQUE LHE FALTA O CONHECIMENTO