Páginas

03 agosto 2010

Quanto maior for a desinformação, maior será a possibilidade de não se garantir direitos

É inacreditável...
Mas apenas 20% dos brasileiros já usaram o serviço do Proncon e, entre eles, menos de 60% conseguiram resolver seu problema.
O dado mais grave desta situação é que 60% da população, cuja renda se situa na faixa de até dois salários mínimos, não sabe ou desconhece a existência desse órgão de defesa do consumidor e o trabalho que realiza.

Entre os consumidores que ganham mais do que dois salários mínimos, o índice de desconhecimento sobre o Procon não passa de 5%.
A conclusão a que chegaram os pesquisadores é de que apesar de bastante conhecido entre as faixas de renda mais altas, o Procon atende setores específicos da população. Ou seja: quanto maior a renda e mais alta a escolaridade, maior a utilização dos serviços públicos.
A pesquisa foi realizada entre abril e junho de 2010. Foram entrevistas 1.550 em seis estados e no Distrito Federal.
Em um cenário econômico e social que projeta a perspectiva de que a classe D tenha sua renda aumentada nos próximos anos, e em função disso o aumento do seu consumo.
Me assusta o fato dos Procon’s  não estarem aparelhados para realizarem campanhas informativas sobre a importância do direito dos consumidores, independente da classe social a que Pertençam. 
Resumo da ópera: a continuar assim, o poder de compra da classe "D" será inversamente proporcional aos seus direitos de consumidores, se os governadores dos estados, a quem os órgãos são subordinados ,não fizerem nada para mudar esta situação.

3 comentários:

  1. Querida Beth.
    Primeiramente peço desculpas por não estar visitando os blogs dos amigos.
    Estou correndo com mudança.
    Mas sempre acompanho na medida do possível.
    Sobre a sua matéria.
    Muito descaso destes políticos.
    Espero que melhore nas próximas eleições.
    Parabéns pelo tema !
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Querida Beth.
    Primeiramente peço desculpas por não estar visitando os blogs dos amigos.
    Estou correndo com mudança.
    Mas sempre acompanho na medida do possível.
    Sobre a sua matéria.
    Muito descaso destes políticos.
    Espero que melhore nas próximas eleições.
    Parabéns pelo tema !
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. UMA MATERIA QUE FAZ FALTA NA REDE PUBLICA E A CONSTITUIÇAO
    PQ O GOVERNO NA HORA DE COBRAR
    A POPULAÇAO E NA HORA,PRA O CIDADAO BUSCAR OS SEUS DIREITOS E UMA BUROCRACIA DO C....

    COMO DIZIA O EDUARDO FACÇAO CENTRAL

    MARIONETES DO SISTEMA O POVO ERRA PORQUE LHE FALTA O CONHECIMENTO

    ResponderExcluir

Entre e fique à vontade.
Deixe-nos o seu comentário.
Apenas respeite os princípios da Travessia que norteiam este Blog, que navega na defesa da dignidade da pessoa humana, da democracia e das diferenças, em qualquer dimensão.
Grata por seu comentário.
Volte...
Grande abraço.