Mas, atenção:
Nem tudo que brilha é brilhante!
Nem tudo que reluz é ouro!
Pesquisa CNT/Sensus sobre popularidade do governo apura pela primeira vez o peso da blogosfera como fonte de informação. Dos entrevistados, 16% dizem recorrer a blogs de notícias "sempre" e 12%, "às vezes". "Números são muito expressivos", diz analista. Quase 20% da população pretende ter acesso à internet em até 12 meses.
Os blogs de notícias são uma fonte de informação permanente para 16% dos brasileiros, cerca de 21 milhões dos 135 milhões de eleitores que estavam aptos a votar na eleição do ano passado. Outros 12% da população recorrem à blogosfera “às vezes”, o equivalente a 16 milhões de eleitores.
Os dados fazem parte de uma pesquisa periódica sobre a popularidade do governo feita pelo instituto Sensus a pedido da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). A mais recente edição foi divulgada na última terça-feira (16/08). Foi a primeira vez que o levantamento tentou descobrir os hábitos dos brasileiros na internet.
“A blogosfera tem sido crescentemente uma fonte de informação. Vinte milhões de eleitores usando a internet para se informar sempre é muita coisa”, disse à Carta Maior o diretor do instituto Sensus, Ricardo Guedes. “Eu, por exemplo, aposentei o jornal escrito.”
A pesquisa buscou apurar também a penetração das três redes sociais mais populares no Brasil, as quais funcionam de alguma forma como fonte de informações ou meio de fazê-las circularem. Entre os entrevistados, 27% declararam que têm Orkut, 15%, que têm Facebook e 8%, Twitter.
A CNT informou, por meio da assessoria de imprensa, que a inserção deste tipo de assunto na pesquisa não teve nenhuma razão especial. Segundo Ricardo Guedes, é importante ter a dimensão do peso da blogosfera e das redes sociais porque elas cada vez mais ajudam a formar a opinião das pessoas e dos eleitores.
De acordo com a pesquisa, 25% dos brasileiros (33 milhões de eleitores) dizem usar a internet “diariamente”, enquanto 10% utilizam “alguns dias por semana”. Há ainda 19% que disseram que não tem internet nem em casa, nem no trabalho, mas que pretendem ter nos próximos 12 meses.
Texto de André Barrocal - Carta Capital, 19/08/2011

Que ótima notícia! É bom saber que a internet- pelo menos parte dela - está cumprindo o seu papel, informando como se deve. O blogs independentes foram e são essenciais para se obter esses resultados.
ResponderExcluirOlá minha querida amiga Beth!!!
ResponderExcluirVerdade minha amiga, a procura por informação cresce muito rapidamente neste meio de informação... mas como você diz temos que tomar cuidado onde a procuramos...
Minha amiga, e que procurem o nosso... rsrsrsrs... brasa pra nossa sardinha!!!
Parabéns pela excelente postagem, adorei!!!
Tenha uma semana maravilhosa e abençoada!!!
Beijos com carinho e muita paz!!!
Oi minha querida!
ResponderExcluirBem, vejo isso como um reflexo dessa vida corrida, sem muito tempo para pausas; dessa vida "fechada" e rodeada por muros...
A blogosfera, sem dúvida alguma, é um ótimo meio para informações diversas, mas, como você bem avisa no início da matéria, é preciso tomar cuidado porque muitas "inverdades" também são publicadas afim de induzir e manipular as pessoas...
Grande beijo, minha querida!
Jackie
Olá!
ResponderExcluirEstou conhecendo e já iniciando a acompanhar seus registros também daqui visto que vivendo distante muita coisa que leio vem de blogs brasileiros,mas como no post acima nem tudo corresponde realmente à verdade,mas é assim por toda parte pode ter certeza e cabe ao leitor astuto discernir o que é apenas senso comum,opinião pessoal e o que é dado de fato.
Gostei daqui,voltarei com certeza!