Páginas

02 agosto 2011

Suas o quê?!


Imagem: Web
A pergunta parece coisa de mineirinho lá das bandas (entorno) do Goiás, como dizem por aqui.
Ou quem sabe, das margens por onde o Véi Chico desliza, mas não é.
Como profissional da área de Assistência Social, refiro-me ao SUAS - Sistema Único de Assistência Social, que fará o atendimento à população socialmente vulnerável, em especial à de rua.

Depois de vigorar por quase seis anos por meio de resolução do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), finalmente o Sistema Único de Assistência Social (Suas) torna-se lei.
Em em vigor desde julho de 2005, o SUAS busca garantir proteção social à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice, por intermédio de uma rede   descentralizada que envolve gestores de 99,5% dos municípios brasileiros.
Idoso
Criança
Infância
Adolescentes
O que significa que prefeituras, estados e Distrito Federal são autônomas para gerir a o política de assistência social de forma organizada e com o apoio do governo federal, por meio de repasses de recursos. 
A falha é que a adesão do município é voluntária. Ou seja: se o prefeito não quiser, não faz nada! Não deveria. Afinal, não é uma queixa recorrente dos prefeitos e população em geral a inexistência de de uma rede proteção social?

Os recursos serão repassados automaticamente do Fundo Nacional de Assistência Social para os fundos municipais, estaduais e do Distrito Federal. Já os recursos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) vão diretamente aos beneficiários por meio de cartão magnético. O Suas é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do governo Dilma.
As unidades dos Centros de Assistência Social são de responsabilidade dos gestores municipais e podem ou não ser cofinanciados pelo governo federal.

O SUAS em números
-Está em 99,5% dos municípios
-São 7,6 mil – Centros de Referência de Assistência Social-Cras.  
-2,1 mil - Centros de Referência  Especializados de Assistência Social-Creas.
-Mais de 3,7 milhões de idosos e pessoas com deficiência recebem o Benefício de Prestação Continuada.
-A rede conta com 220 mil profissionais de várias áreas, o que lhe confere um caráter multidisciplinar/interdisciplinar.
Então, ao invés de ficar só protestando, cobre do seu prefeito a adesão do município à rede.
E aí a rede poderá ser “Suas” também, como dizem o mineirinhos?

2 comentários:

  1. Pois eu vou botar a boca no mundo! Principalmente para os idosos e as pessoas com deficiência. Fico mais que feliz por ter se lembrado de nós, que deslizamos pelas margens do rio.
    Obrigadão pela deferência e referencia!

    Bjs

    VéiChico

    ResponderExcluir
  2. Olá Beth querida!
    Parabéns por bela homenagem aos queridos amigos
    Amores No Velho Chico e também a querida Valéria!
    E vamos sim reinvidicar todos os direitos humanos!
    Excelente Postagem!
    Vou indicar!
    Beijos

    ResponderExcluir

Entre e fique à vontade.
Deixe-nos o seu comentário.
Apenas respeite os princípios da Travessia que norteiam este Blog, que navega na defesa da dignidade da pessoa humana, da democracia e das diferenças, em qualquer dimensão.
Grata por seu comentário.
Volte...
Grande abraço.