Páginas

21 fevereiro 2013

Camponesas marcharam até a Praça dos Três Poderes e pediram o fim da violência contra a mulher

Foto: Agência Brasil
Foi agora a pouco, e eu as vi passar...

Vestidas com camisetas lilás e chapéus enfeitados com rosas, as mulheres que participaram, nos últimos três dias, do 1º Encontro Nacional do Movimento de Mulheres Camponesas do Brasil fizeram uma caminhada até a Praça dos Três Poderes para marcar o encerramento do evento.

De acordo com a coordenadora do movimento e integrante da equipe de comunicação, no documento final, as mulheres assumem o compromisso com a construção de relações de igualdade entre os seres humanos e a natureza, com a produção agroecológica de alimentos diversificados, além do fortalecimento das organizações populares, feministas e de trabalhadoras.

O encontro reuniu mulheres de várias partes do país, que discutiram diversos aspectos relacionados ao tema central: Na Sociedade Que a Gente Quer, Basta de Violência contra a Mulher. Na pauta de debates, estava o registro civil para todas as camponesas, o fim da violência contra a categoria, a produção de alimentos saudáveis entre outros assuntos.

O segundo dia encontro contou com a participação da presidenta Dilma Rousseff e quatro das oito ministras mulheres de seu governo.

Estiveram presentes nos dois eventos (encontro e passeata) cerca de 3 mil mulheres camponesas de 23 estados, além de representantes de entidades de mulheres de vários países.

2 comentários:

  1. Esperamos que essas movimentações não parem no caminho e que elas realmente possam mudar o panorama no nosso país.
    Está um absurdo tanta violência contra mulheres e crianças ...

    Que esse movimento traga mais tranquilidade para todas nós.

    Abraços e carinhos
    My
    www.massovita.com

    ResponderExcluir
  2. Excelente a ideia desse encontro. Quanto mais se divulgar esse assunto, melhor.
    Causou-me espanto até as camponesas estarem engajadas contra a violência , eu acreditava que no campo a situação fosse melhor, mas pelo jeito o desrespeito com a mulher já é geral.
    beijos

    ResponderExcluir

Entre e fique à vontade.
Deixe-nos o seu comentário.
Apenas respeite os princípios da Travessia que norteiam este Blog, que navega na defesa da dignidade da pessoa humana, da democracia e das diferenças, em qualquer dimensão.
Grata por seu comentário.
Volte...
Grande abraço.