Páginas

29 novembro 2013

Mais que União: Palmares deve ser história, viva

O Ministério da Cultura destinou R$ 4 milhões do Fundo Nacional de Cultura para a Fundação Cultural Palmares.

Metade dos recursos deve ser usado para reformas e melhorias na estrutura do Parque Memorial Quilombo dos Palmares,  situado em Alagoas.

Com o dinheiro será possível reformar as construções do local - que simulam como eram as casas no século 16. Outra parte será utilizada para asfaltar os quilômetros de estrada de terra que levam à fundação.

A atual estação de trem deve ser desativada e transformada em um museu. Será criada uma nova linha de trem que permitirá levar as pessoas ao pé do Morro da Serra da Barriga, onde no topo, se encontra o memorial do histórico Quilombo dos Palmares. 

O Parque Memorial Quilombo dos Palmares foi implantado em 2007 pelo Ministério da Cultura, por meio da Fundação Palmares, e reconstitui o cenário do quilombo no século 16. 

Desde 1981, no Dia da Consciência Negra, representantes do movimento, de religiões de matriz africana, além de admiradores da história de Zumbi, sobem a serra – a maioria a pé – para reverenciar o herói nacional e os habitantes de Palmares.

*****
+Beth Muniz 

Um comentário:

  1. Bela iniciativa, a de preservar a memória do grande guerreiro Zumbi e o da Serra da Barriga, tão odiada num passado distante, mas que hoje é parte da nossa história.

    ResponderExcluir

Entre e fique à vontade.
Deixe-nos o seu comentário.
Apenas respeite os princípios da Travessia que norteiam este Blog, que navega na defesa da dignidade da pessoa humana, da democracia e das diferenças, em qualquer dimensão.
Grata por seu comentário.
Volte...
Grande abraço.