Páginas

17 janeiro 2014

Pat Robertson e a suposta maldição haitiana

No ano de 2010, um terremoto no Haiti havia sido o ponto culminante da longa tragédia de um país sem sombra e sem água, que foi arrasado pela voracidade colonial e pela guerra contra a escravidão.

Os amos destronados explicam isso de outra maneira: o vodu tinha e tem culpa de todas as desgraças. O vodu não merece ser chamado de religião. Não é nada além de uma superstição vinda da África.

-Magia negra. Coisa do Diabo.

A Igreja católica, onde não faltavam fiéis capazes de vender unhas de santos e pluma do arcanjo Gabriel, conseguiu que essa suspeição fosse legalmente proibida no Haiti em 1845, 1860, 1896, 1915 e 1942. Nos últimos tempos, o combate contra a superstição corre por conta das seitas evangélicas.

As seitas vem do país de Pat Robertson: um país que não tem 13º andar em seus edifícios e nem fileira 13 em seus aviões. Onde a maioria, os civilizados cristãos, acreditam que Deus fabricou o mundo em uma semana.

*****

No dia seguinte, Pat, um telepastor evangélico, explicou lá dos Estado Unidos: o Diabo que os havia libertado da França, estava mandando a conta.

Um comentário:

Entre e fique à vontade.
Deixe-nos o seu comentário.
Apenas respeite os princípios da Travessia que norteiam este Blog, que navega na defesa da dignidade da pessoa humana, da democracia e das diferenças, em qualquer dimensão.
Grata por seu comentário.
Volte...
Grande abraço.