Páginas

09 junho 2014

No dia de hoje, há 144 anos, morria Charles Dickens

Oliver Twist ou David Copperfield?

Charles John Huffam Dickens foi um importante escritor inglês do século XIX. É considerados um dos principais romancistas da era vitoriana - Inglaterra, e o mais importante  escritor  do Realismo Inglês.

Dickens, além de escrever populares romances – conhecidos e lidos até hoje, também escreveu contos, peças e artigos jornalísticos. Em suas obras, expôs os principais problemas sociais da Inglaterra vitoriana como, por exemplo, a violência, a pobreza, o desemprego.

Ativista social

O escritor teve uma infância difícil. Ainda criança precisou trabalhar em numa fábrica para poder sobreviver, já que o seu pai foi preso por dívidas. A realidade despertou sua consciência social e ele procurou melhorar de forma prática a vida das pessoas daquele período. Junto com alguns amigos, buscou participar de atividades sociais através de projetos que propunham melhorias educacionais, reforma sanitária e até a criação de um hospital infantil.

Charles Dickens nasceu na cidade de Portsmouth (Inglaterra) em 7 de fevereiro de 1812, e morreu aos 58 anos de idade na cidade de Kent (Inglaterra) em 9 de junho de 1870.

Principais obras: 

- Oliver Twist - 1839
- Um Conto de Natal - 1843
- David Copperfield - 1850
- A casa soturna - 1853
- Um conto de duas cidades - 1859
- Grandes esperanças - 1861
- O mistério de Edwin Drood - 1870

Uma das suas frases mais importante é: "Cada fracasso ensina um homem algo que ele precisava aprender."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre e fique à vontade.
Deixe-nos o seu comentário.
Apenas respeite os princípios da Travessia que norteiam este Blog, que navega na defesa da dignidade da pessoa humana, da democracia e das diferenças, em qualquer dimensão.
Grata por seu comentário.
Volte...
Grande abraço.