Páginas

11 junho 2015

A Lenda do 'Free Jazz’

Ornette Coleman

Morreu aos 85 anos de idade, segundo informações do site The New York Times, hoje.

A causa da morte foi parada cardíaca, informação confirmada por membros da família de Coleman.

Um dos responsáveis pela consolidação do Free Jazz - estilo marcado pelo experimentalismo e novas interferências estéticas dentro do gênero -, Coleman ganhou maior destaque em 1959, quando apresentou ao público o clássico The Shape of Jazz to Come.

Coleman ampliou as opções no jazz e ajudou a mudar seu curso. Em parte através de seu exemplo no final de 1950 e início dos anos 60, o jazz tornou-se mais harmonioso e rítmico, distanciando-se cada vez mais do cancioneiro americano, mais pobre melodicamente.

Seus primeiros trabalhos - uma espécie de resposta pessoal ao seu companheiro saxofonista Charlie Parker -, e inovador, gerou vários padrões entre os músicos de jazz do último meio século. 

Depois, ainda inovou, desafiando as suposições sobre como tocar o jazz de cima para baixo, trazendo em suas próprias ideias sobre a instrumentalização, os processos e conhecimentos técnicos.

Em fevereiro de 2007, o saxofonista que já trabalhara com artistas como Yoko Ono, Lou Reed e Jerry Garcia foi homenageado, recebendo um prêmio Grammy especial pelo conjunto da obra.

Também em 2007, ele ganhou o Prêmio Pulitzer por seu álbum "Sound Grammar".



2 comentários:

  1. Oi, Beth!
    Parece que no ano que passou ele também ganhou um prêmio no Grammy... à conferir! :)
    Ele era um músico bastante influente, de vanguarda e liderança no jazz. Tenho uma reedição da caixa de CDs comemorativa do 85º aniversário de Coleman com gravações em ordem cronológica e algumas inéditas. Ainda tem um livro de fotos e uma biografia. Se é fã, essa caixa está sendo vendida na Amazon.
    O mundo fica cada dia mais pobre...
    Beijus,

    ResponderExcluir
  2. Oi Luma,
    Se sou fã?! Fanzona!
    Obrigada pela maravilhosa dica, visto que no momento o que mais necessito é de ouvir boas canções, como a minha Véia me ensinou...
    Vou lá...
    Obrigada de coração.
    Beijo.

    ResponderExcluir

Entre e fique à vontade.
Deixe-nos o seu comentário.
Apenas respeite os princípios da Travessia que norteiam este Blog, que navega na defesa da dignidade da pessoa humana, da democracia e das diferenças, em qualquer dimensão.
Grata por seu comentário.
Volte...
Grande abraço.