Páginas

23 julho 2015

O dia em que Recife parou

Boato sobre estouro da barragem Tapacurá completa 40 anos

Por incrível que pareça, boato também faz aniversário. 

Há exatos 40 anos, em 21 de julho de 1975, a capital do Pernambuco parou em desespero, caos e correria. Uma notícia devastadora anunciou o rompimento da barragem de Tapacurá e a onda gigante que devastaria a cidade.

Na época, informações truncadas e as constantes enchentes ocorridas no estado deixaram a população do Recife em alerta. Isso facilitou a crença no boato e o descontrole foi tanto, que pessoas saíram às ruas correndo para tentar escapar da enxurrada de água, enquanto outras buscaram abrigo nos prédios da capital.

No rádio, a notícia de que a população estava desesperada por causa de um estouro na barragem ajudou a propagar a mentira. 

Algo bem semelhante à famosa Guerra dos Mundos, que resultou em histeria coletiva depois de ser narrada por Orson Welles nos Estados Unidos em 1938.

Em 2011, ressuscitaram o estouro da Tapacurá e a versão online do boato chegou aos trending topics do Twitter. Propagada na internet, a mentira se espalhou mais rápido, deixou mais pessoas apavoradas e demorou um tempo até perceberem que a informação era falsa, de novo. 

Há quem acredite que basta uma enchente para essa história aparecer outra vez. 

E há quem acredite em tudo que é publicado na internet... 

... E na Chamada "grande imprensa".

Esse texto está publicado no Boatos.org. Clique aqui para entender mais sobre a história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre e fique à vontade.
Deixe-nos o seu comentário.
Apenas respeite os princípios da Travessia que norteiam este Blog, que navega na defesa da dignidade da pessoa humana, da democracia e das diferenças, em qualquer dimensão.
Grata por seu comentário.
Volte...
Grande abraço.