Menu Principal

A Esplanada dos Ministérios estava em festa!

8
Ontem à noite fui a Esplanada dos Ministérios para acompanhar de perto o primeiro pronunciamento da Dilma.

Fiquei lá anonimamente, sentido o calor da massa que ali estava esperando a Dilma e o Agnelo, eleito para governar o DF com mais de 56% dos votos. Foi emocionante. 
Ouvi atentamente as palavras da Dilma, que reafirmou tudo o que havia dito na campanha, sinal de que nunca mentiu e nem inventou nada só para ganhar as eleições.
Considero-me uma pessoa privilegiada por ter vivido este momento que ficará para sempre na história do nosso país.
Eis a integra do pronunciamento:
“A presidenta Dilma Rousseff, eleita com mais de 55,7 milhões de votos, afirmou, durante pronunciamento após sua vitória, que fará um governo com foco na erradicação da pobreza, no fortalecimento da economia nacional e fará esforços por uma reforma política que eleve os valores republicanos.

A primeira mulher a assumir o comando do Brasil abriu seu discurso assumindo o compromisso de “honrar as mulheres brasileiras, para que este fato, até hoje inédito, se transforme num evento natural”, disse.
“Reforço aqui meu compromisso fundamental: a erradicação da miséria e a criação de oportunidades para todos os brasileiros e brasileiras. Ressalto, entretanto, que esta ambiciosa meta não será realizada pela vontade do governo. Ela é um chamado à nação, aos empresários, às igrejas, às entidades civis, às universidades, à imprensa, aos governadores, aos prefeitos e a todas as pessoas de bem. Não podemos descansar enquanto houver brasileiros com fome, enquanto houver famílias morando nas ruas, enquanto crianças pobres estiverem abandonadas à própria sorte.

A erradicação da miséria nos próximos anos é, assim, uma meta que assumo, mas para a qual peço humildemente o apoio de todos que possam ajudar o país no trabalho de superar esse abismo que ainda nos separa de ser uma nação desenvolvida”, afirmou.

A presidenta também alertou a nação que o reforço da economia brasileira terá que se dar pelo mercado interno, já que as nações desenvolvidas estão em dificuldades e continuarão assim por mais alguns anos e seguirão adotando medidas protecionistas. “No curto prazo, não contaremos com a pujança das economias desenvolvidas para impulsionar nosso crescimento. Por isso, se tornam ainda mais importantes nossas próprias políticas, nosso próprio mercado, nossa própria poupança e nossas próprias decisões econômicas”, salientou.

Pré-sal
Dilma frisou que a riqueza do petróleo do pré-sal será direcionada principalmente para o desenvolvimento da nação e não será usado com projetos “efêmeros”. “O Fundo Social é mecanismo de poupança de longo prazo, para apoiar as atuais e futuras gerações. Ele é o mais importante fruto do novo modelo que propusemos para a exploração do pré-sal, que reserva à Nação e ao povo a parcela mais importante dessas riquezas. Definitivamente, não alienaremos nossas riquezas para deixar ao povo só migalhas”, disse.

Ela reafirmou que se empenhará para melhorar a conduta política do Brasil e pediu apoio dos partidos políticos para aprovar uma reforma política. “Nosso país precisa ainda melhorar a conduta e a qualidade da política. Quero empenhar-me, junto com todos os partidos, numa reforma política que eleve os valores republicanos, avançando em nossa jovem democracia”, discursou.

A petista também reforçou seu compromisso com a liberdade de imprensa, de expressão e de credo. 
'Quem, como eu, lutou pela democracia e pelo direito de livre opinião arriscando a vida; quem, como eu e tantos outros que não estão mais entre nós, dedicamos toda nossa juventude ao direito de expressão, nós somos naturalmente amantes da liberdade. Por isso, não carregarei nenhum ressentimento. Disse e repito que prefiro o barulho da imprensa livre ao silencio das ditaduras, frisou.

Lula
Emocionada, Dilma falou sobre sua relação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e contou o que aprendeu com o maior líder que o país já teve.
“Ter a honra de seu apoio, ter o privilégio de sua convivência, ter aprendido com sua imensa sabedoria, são coisas que se guarda para a vida toda. Conviver durante todos estes anos com ele me deu a exata dimensão do governante justo e do líder apaixonado por seu pais e por sua gente. A alegria que sinto pela minha vitória se mistura com a emoção da sua despedida. Sei que um líder como Lula nunca estará longe de seu povo e de cada um de nós. Baterei muito a sua porta e, tenho certeza, que a encontrarei sempre aberta”, concluiu”.
Muito bem Dilma!

8 comentários:

Realmente é emocionante ver uma mulher ser eleita em nosso país, é um fato histórico e acho que ela vai valorizar a oportunidade que o povo brasileiro está oferecendo.
Beijos,
Mari

Imagino tua emoção. Afinal, você fez parte da nova história do nosso País.

Beijos!!

Wilma

Oi Wilma,
Com certeza. Deste dia não me esquecerei jamais.Afinal, lutei muito por isso.
Valeu.
Grande beijo.

Gostei do seu primeiro pronunciamento pós eleição, o fato da Dilma reafirmar aquilo que foi dito durante sua campanha é um bom sinal.

Antes que eu me esqueça, obrigado por me seguir em meu blog, o Fonte Vídeos, busco atualiza-lo todos os dias por tanto volte sempre. Mais uma vez agradeço e parabéns pelo blog.

Oi Joabe,
Que bom que gostou.
Vamos torcer para que tudo dê certo.
Quanto aos nossos blogs, vamos nos seguindo...
Parabéns para você também.
Grande abraço.

Dilma ser eleita à primeira mulher presidenta do brasil , foi uma vitória dos brasileiros e uma grande conquista das mulheres. Parabéns mulheres !!

Olá Beth Muniz,muito bom seu blog,um forte abraço ---->

Ricardo alves

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Curtir

Assine o Feed

Minimizar