A Unilab foi aprovada ontem pela Câmara
A criação da nova unidade de ensino superior foi proposta pelo governo Lula e só precisará ir a plenário se houver protocolado qualquer pedido assinado ao menos por 10% dos deputados.
A idéia proposta tem por objetivo institucional formar e capacitar pessoas para que possam desenvolver a integração entre o Brasil e os demais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP, em especial os africanos.
Além do Brasil, integram a CPLP os seguintes países: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
Será em Redenção, a 63 km de Fortaleza, que a Unilab será instalada.
A escolha deve-se ao fato de Redenção ter sido a primeira cidade brasileira a libertar todos os escravos, em 1883.
Hoje a cidade tem cerca de 26 mil habitantes, segundo dados da prefeitura. De acordo com a proposta, a instituição de ensino superior deverá pautar sua atuação pela cooperação internacional e pelo intercâmbio acadêmico e solidário com países membros da CPLP.
Para garantir a Dotação Orçamentária necessária, foi apresentada uma emenda pelo relator do projeto, para autorizar a União a transpor, remanejar, transferir total ou parcialmente, dotações orçamentárias aprovadas na Lei Orçamentária de 2010.
A Universidade Federal do Ceará - UFCE, será a principal parceira na implantação da nova instituição.
Bela iniciativa de integração continental.
São ações como esta que fazem a diferença na definição de politicas públicas que permitam olhar para o futuro, sem esquecer as origens.
Afinal, todos nós temos pelo menos a pontinha do pé no Continente Africano.