Marcela, eu e Minha mãe |
1-Tudo começou com...
Uma pulada de cerca da minha mãe, o que acho ótimo! Ótimo porque o seu marido, que se achava meu pai, era um militar reacionário. Sou taurina de 22 de abril e a caçula da Dona Neide Muniz. Alem de mim, tem a Ana e o Airton. Em função disso fui muito descriminada no “seio da família”. Sobrevivi a todos eles. Hoje, eu e minha mãe rimos muito disso tudo. E a nossa relação é maravilhosa.
2-A infância e o Circo:
Minha mãe era artista e circense. Então até a idade de 10 anos vivi em um Circo e nos bastidores da TV Tupy - Canal 6. Era a época das Teleteatros ao vivo. E o nome da profissão era Tele-atriz (chique!). Creio que foi nesta época, que comecei a entender o que é viver em comunidade, dividir e partilhar tudo com todos. Vivia pendurada no trapézio nas árvores e adorava cuidar dos bichinhos, menos do leão!. A hora mais triste era a desmontar as lonas. A mais feliz era quando chegávamos na próxima cidade, e fazíamos novas amizades. A entrada nas cidades era sempre triunfal, mesmo que fosse apenas em minha imaginação.
3-A adolescência:
A chamada infância “normal”, não tive. Quando eu estava com doze anos a minha mãe foi presa pela ditadura e eu tive que ir cuidar da vida. Depois de procurar trabalho arranjei um informal em uma padaria, onde trabalhei por dois anos. Aos quatorze, fui trabalhar “de carteira fichada” na fábrica de macarrão Paty (Bonsucesso - RJ), e achei o máximo, pois tinha carteira assinada. Creio também que foi nesta época, que comecei a entender um pouquinho o significado de “linha de produção”. Mais tarde, aprendi um pouquinho também do Taylorismo e do Fordismo. Aos dezesseis anos, me casaram. Aos dezessete, me descasei. Aos dezoito, entrei para uma organização clandestina e vivi um “certo” tempo na sub-clandestinidade. Depois que entrei para a clandestinidade, parei de trabalhar e estudar.
4-Fase adulta:
Fiz o Supletivo de primeiro e segundo graus. Estudava sozinha e ouvindo música, Adoro música! Acho que é por isso que sempre que dá, tento envolver minhas postagens com música. Tenho um fartao acervo musical em casa. Sou uma admiradora da MPB. Mas, gosto de qualquer música. Desde que me acrescente alguma conhecimento e me dê prazer. Tenho duas formações profissionais: Técnica de Enfermagem e Serviço Social. Trabalhei em hospital e tenho certeza que ajudei a salvar vidas. Nas horas vagas, trabalhei e trabalho voluntariamente com movimentos populares.
5-A vida:
Amo a minha família sobre todas as coisas. Família para mim é o meu esteio. Criei dois seres humanos (Marcelo e a Marcela), meus sobrinhos. Tenho amigos sinceros e certos nas horas incertas. Me apaixonei perdidamente e este amor me fez vir para Brasília nos anos noventa. Foi bom enquanto durou, e durou dezessete anos. Guardo boas lembranças. Não tenho religião. Pela minha formação cristã ocidental, creio em Deus. As vezes me vejo entre as duas teorias: A da evolução e a criacionista. Mas, sem sofrimento. Minha mãe é espírita, minha irmã e irmão são evangélicos. Fui dirigente nacional de uma central sindical se sou filiada a um partido político. Sou a primeira da minha geração familiar a ter curso de nível superior, o que para mim, não quer dizer muita coisa. Apenas agreguei algum valor à minha visão de mundo. Já morei em Cuba e na Nicarágua. Vivi algum tempo em Copenhagem (cidade maravilhosa). Sou fã entre outros de Mandela, Steve Biko, Martin Luther King, Chico Buarque, Maria da Penha (a da Lei), Mercedes Sosa, Elis Regina, Leci Brandão, Ivone Lara, Cora Coralina, Cartola, Cesária Évora, Maikovsk e Lula.
6-A atualidade:
Vivo em Brasília, no chamado Plano Piloto. Trabalho no Ministério do Planejamento. Sou servidora de carreira, portanto, devidamente concursada. Da minha mesa de trabalho vejo todas as manifestações pró e contra ao governo. Qualquer governo, já que estou aqui há algum tempo. Viver em Brasília é sofrer por antecipação. A sensação que se tem, é de se estar bem perto do poder e não deter o poder. Não queiram viver isto...
Minha frase preferida é: “Não tenho pressa. Degusto a vida com calma e carinho”.
Descobri neste Meme, que é muito bom falar um pouquinho sobre nós.
Estou me sentido uma estrela de cinema, dando entrevista (rsrs).
Um abraço e obrigada pela oportunidade.
Ah! Não sou candidata a nada. Só a ser mais feliz do que já sou.
****
Os meus eleitos são:
Josy Nunes
www.bananacomfarinha.blogspot.com/
Glauco Silva
Mattheus Rocha
http://mattrocha.blogspot.com/
EduardoBuys
Http://www.varejototal.zip.net/
Erick Figueiredo
http://erickfigueiredo.wordpress.com/
Sergio Christiano
http://www.blogsergiochristino.blogspot.com/
****