O evento é preparatório para a Conferência Mundial de Juventude, prevista para o segundo semestre, no México. O principal objetivo é debater os avanços das políticas juvenis no Continente e construir uma pauta conjunta que será levada ao encontro mundial.
Segundo o coordenador da pré-conferência de Salvador, “o evento está sendo organizado pelo Brasil a pedido do Comitê Internacional da Conferência do México, em reconhecimento ao esforço que o país vem realizando nos últimos anos para consolidar uma política de juventude que seja capaz de assegurar plenamente os direitos dos jovens, para que estes exerçam, na prática, o papel de protagonistas nos projetos prioritários do país”.
A responsabilidade é da Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o governo da Bahia, e conta com o apoio da Organização das Nações Unidas – ONU, e conta com a participação de vários organismos internacionais: Unesco, UNFPA, UNAIDS, PNUD, OIT e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS).
Países participantes
Argentina, Belize, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Guiana, Haiti, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Uruguai, além de Espanha e França, que participam do evento como observadores.
Além dos países participantes, a pré-conferência contará também com a participação do Canadá, Estados Unidos e países do Caribe.