...o Brasil não é só Copa do mundo.
Começou ontem, dia 25, a segunda maior festa folclórica do país, que fica atrás apenas do Carnaval, o Festival Internacional de Parintins.
Distante 420 quilômetros de Manaus, Parintins fica na Ilha de Tupinambara, no Rio Amazonas, perto da divisa com o estado do Pará. A expectativa é que este ano mais de 70 mil turistas visitem Parintins durante o festival.
O Festival de Parintins mostra a competição entre os grupos de boi bumbá (ou simplesmente "bois") Caprichoso e Garantido, baseada na história contada há mais de 100 anos na pequena cidade amazonense de 112 mil habitantes.
Os personagens principais são Pai Francisco e Mãe Catrina que, grávida, desejou comer língua de boi. Pai Francisco, para saciar o desejo da mulher, mata o boi preferido do patrão. Ao ver o boi morto, o patrão chama um padre e um pajé para ressuscitar o animal. A festa ocorre sempre no fim de junho e é marcada pela grande rivalidade entre Caprichoso, que adota a cor azul, e Garantido, de vermelho.
O festival foi aberto com diversos palcos itinerantes, espalhados pelos espaços públicos da cidade, onde músicos tocam as toadas (músicas cantadas em homenagem aos bois). À noite, começa a disputa entre Caprichoso e Garantido no Bumbódromo da cidade, uma grande avenida com estrutura semelhante a dos sambódromos do Rio de Janeiro e de São Paulo.
O Festival é considerado o cartão de visitas e a porta de entrada para o Amazonas, e expressado por um conjunto de atividades culturais da região.
Não por acaso, os artistas e técnicos de Parintins, nos últimos anos, estão sendo convidados pelas escolas de samba do Rio de Janeiros para fazerem os carros alegóricos das escolas.
A festa vai ocorrer até domingo, dia 27.
Vermelho ou Azul, não importa.
É uma festa só.
É Festa Garantida.
Foto: http://raphaelcarnavalesco.files.wordpress.com