Tomados por uma overdose de palavras as entidades representativas (sindicatos e conselhos) , com um visão multidisciplinar, durante muito tempo imprimiram na sociedade a ideia de que a hipertensão arterial e a diabetes são doenças que matam silenciosamente. E é verdade.
E para por um fim a este silêncio e possibilitar um tratamento completo, o Sistema Único de Saúde (SUS) passará a oferecer a partir de agosto, testes rápidos para a detecção das hepatites B e C. Os resultados dos exames ficarão prontos em 30 minutos.
Os testes serão oferecidos inicialmente, nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) das capitais do País, e depois estendidos às Unidades Básicas de Saúde (Posto de Saúde e Centro de Saúde).
“Os testes rápidos são exames de triagem. Ou seja, o paciente que tiver o teste positivo para hepatite B ou C será encaminhado para a rede de saúde para ter seu diagnóstico concluído. Para a realização do teste é necessária apenas uma gota de sangue”, revela o representante do Ministério da Saúde.
Legislação
Os procedimentos técnicos na área de saúde são normatizados a partir dos chamados Protocolos de Procedimentos. Na segunda, dia 18 de julho, um novo protocolo foi instituído por portaria ministerial.
“As novas regras do procolo preveem a ampliação do uso de interferon peguilado - mais confortável para o paciente que a apresentação convencional -, a dispensa de biópsia prévia para início do tratamento em alguns casos e a simplificação do processo para autorizar a prorrogação do tratamento. Na prática, a medida permite mais agilidade para indicar o prolongamento de tratamento”, explica o MS.
Investimento
O custo total do investimentos é de R$ 10,6 milhões, para a aquisição de 3,6 milhões de testes. É o dinheiro do público voltando para o público. Corretíssimo.
Alerta
Só para ilustrar o assunto, o sogro do meu irmão que era evangélico, portanto não ingeria bebida alcoólica, quando faleceu foi diagnosticado como portador de cirrose hepática. O que revoltou a família, por puro desconhecimento sobre a doença.
Na verdade ele tinha mesmo era hepatite do Tipo C.
Portanto, não custa nada fazer o teste.
Uma gotinha pode salvar vidas.
Divulgue esta notícia.
Um abraço.