Instalação da Comissão |
Páginas
O melhor caminho é o da Verdade. Quem se esconde da Verdade, esconde-se de si mesmo!
Publicado por Beth Muniz
2
-É como se disséssemos que, se existem filhos sem pais, se existem pais sem túmulo, se existem túmulos sem corpos, nunca, nunca mesmo, pode existir uma história sem voz. E quem dá voz à história são os homens e as mulheres livres que não têm medo de escrevê-la”.
“Ao instalar a Comissão da Verdade não nos move o revanchismo, o ódio ou o desejo de reescrever a história de uma forma diferente do que aconteceu, mas nos move a necessidade imperiosa de conhecê-la em sua plenitude, sem ocultamentos, sem camuflagens, sem vetos e sem proibições”.
“Ao convidar os setes brasileiros que aqui estão e que integrarão a Comissão da Verdade, não fui movida por critérios pessoais nem por avaliações subjetivas. Escolhi um grupo plural de cidadãos, de cidadãs, de reconhecida sabedoria e competência. Sensatos, ponderados, preocupados com a justiça e o equilíbrio e, acima de tudo, capazes de entender a dimensão do trabalho que vão executar. Trabalho que vão executar – faço questão de dizer – com toda a liberdade, sem qualquer interferência do governo, mas com todo apoio que de necessitarem”, disse a presidenta.
“A nova lei representa um grande aprimoramento institucional para o Brasil, expressão da transparência do Estado, garantia básica de segurança e proteção para o cidadão. Por essa lei, nunca mais os dados relativos à violações de direitos humanos poderão ser reservados, secretos ou ultrassecretos”.
Presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia de instalação da Comissão Nacional da Verdade, no Palácio do Planalto.
Brasília, 16.05.12.
Cidades - Brasília
Direitos Humanos
Direitos Humanos - Ditadura
Governo - Geral
Sociedade
Local: Brasil
Brasília
2 comentários:
Oi, Beth, como vai? Minha dúvida é, será que isso vai funcionar? Ando meio descrente da política em nosso país. Um abraço!
Oi Bia querida,
Entendo...
Mas, esta questão não está contaminada pela politicagem e interesses individuais.
Também não é uma questão partidária.
O Brasil necessita conhecer a sua história política recente, para que nunca mais se permita a prática de atrocidades que foram cometidas por ditadores em nome da segurança nacional.
Eu acredito e não desisto nunca do sonho coletivo e individual.
Acredite também.
Pois só acreditando, é que poderemos construir um país melhor para os nossos jovens.
Beijão Bia.
Obrigada pelo comentário.