Ou foi muito boicote, ou muita incompetência.
Dizem por aqui que o governo Agnelo foi o pior governo que o DF já teve.
Para mim a afirmação está recheada de exageros e oportunismo. Mas, sem dúvida, foi um dos piores. A derrota, já no primeiro turno selou o que internamente, na coordenação da campanha já se previa. Agnelo enfrentou uma ferrenha oposição externa e, internamente, não foi capaz sequer de apagar o fogo amigo que o queimou lentamente.
Isso tem nome: incompetência.
Seu governo padeceu do mesmo mal que acomete em geral os governos petistas: dialoga mal com os vários setores da sociedade e a sua militância. Também não expõe a fratura das condições em que recebem os mandatos. E ao não fazerem isso, seus antecessores continuam isentos das responsabilidades pelo caos administrativo que os governos petistas herdam.
Isso também é incompetência.
E o atual governo já sacou isso.... Isso tem nome: competência política de já nos primeiros dias de governo expor fratura da incompetência do governo Agnelo e ganhar o apoio e a confiança da sociedade do Distrito Federal.
Só que isso tem prazo de validade!
Outra doença que geralmente acomete os governos do PT é jogar o jogo na retranca e se fechar na defesa. Só sabem jogar no ataque quando estão na oposição. E por isso, quando governam levam goleada em quase todos os campos, especialmente no campo da mídia conservadora e golpista.
*****
Hoje, se pararmos em qualquer local público e iniciarmos um singelo diálogo com qualquer transeunte, perceberemos de cara que o caos e o desanimo está instalado nas palavras e mentes das pessoas. Assim como as greves e a falta de atendimento nos serviços públicos mais básicos que a população tem todo o direito de receber.
A saída?
Nem o atual governo sabe. A única certeza que ele tem é vai recorrer à presidenta Dilma - que foi duramente massacrada por eles nas eleições 2014 -, e que agora poderá se constituir na tábua de salvação do governo do PSB/PSDB aqui no DF, a exemplo do que foi e está sendo na crise da água em São Paulo.
Disso tudo deve ficar uma lição para o PT local e Nacional: “O ataque é a melhor arma para a defesa”, e a “região onde cada lado tem liberdade de movimentos chama-se terreno aberto”.
E em terreno aberto quem tiver mais competência, ganha a batalha.