O Circo foi armado.
O problema é saber se a lona vai aguentar.
O problema é saber se a lona vai aguentar.
- O Circo, no caso, é a Câmara dos Deputados. A lona, no caso é o povo assalariado, que luta diuturnamente para manter o emprego e ganhar um “salário mínimo”, que já foi bem mais mínimo.
*****
Impacto das PECs que vinculam a remuneração de carreiras do Executivo à remuneração de Ministro do STF
A Câmara dos Deputados incluiu a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 443/2009 na pauta de votação desta quarta-feira (05/08). A PEC prevê a vinculação da remuneração das carreiras da AGU e delegados (Federais, Civis e de ex-Territórios) à remuneração de Ministros do Supremo Tribunal (STF). Além dessa proposta, há ainda outras três PECs em tramitação no Congresso Nacional que concedem o mesmo benefício a outras carreiras do Poder Executivo.
O conjunto de PECs em tramitação que atribui ao último nível de cada uma das carreiras abaixo a vinculação de 90,25% do subsídio dos ministros do STF é o seguinte:
- PEC 443/2009 – Advocacia Geral da União (AGU) e delegados (Federais, Civis e de ex-Territórios)
- PEC 147/2012 - carreiras do Banco Central, Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC).
- PEC 240/2013 - delegados da Polícia Federal e da Polícia Civil do DF
- PEC 391/2014 – carreiras do ciclo de fiscalização (Auditores da Receita Federal e Fiscal Federal Agropecuário)
As propostas de emendas à Constituição serão apreciadas em dois turnos na Câmara dos Deputados e dois turnos no Senado Federal, sendo necessários 3/5 dos votos dos parlamentares em cada turno para sua aprovação.
Estimativa do Impacto Fiscal
Que será pago por todos, para manter mais umas castas de servidores federais, estaduais e municipais.
- Enquanto isso...
Não se preocupe: Você continuará com o seu direito de se matar de trabalhar.
Não é Eduardo Cunha, Aécio e Cia Ilimitada? Que querem construir um Brasil melhor, mas não para todos!
O impacto fiscal total das PECs em tramitação é de R$ 9,9 bilhões/ano. Os aumentos na remuneração final de cada carreira variam de 35% a 66%, alcançando R$ 30.471,10.
*****
Beth Muniz