Menu Principal

O Faroeste Vermelho

0
A mostra O Faroeste Vermelho exibe 17 filmes de western produzidos na União Soviética, na Ásia Central e na Alemanha Oriental ao longo do século XX. 


A filmografia rara e inédita no Brasil pode ser vista até domingo (17), na Caixa Cultural do Rio de Janeiro. São 17 filmes produzidos ao longo do século 20 em países do então bloco soviético, com as mesmas características do  western, gênero clássico do cinema norte-americano.

Com a colaboração de Ludmila Cvikova e Melissa van der Schoor, do Festival Internacional de Roterdã, a retrospectiva está organizada em torno das produções soviéticas da Mosfilm, os Indianerfilms da DEFA na Alemanha Oriental, e os longa-metragens da Ásia Central.

Inéditas em mostras no Brasil, entre as películas mais singulares e desconhecidas pelo público, destacam-se “O sol branco do deserto’ (Белое солнце пустыни), 1969, de Vladimir Motyl, que inverte ideologicamente a figura do cowboy do Velho Oeste para o soldado bolchevique do Leste Europeu; “Os Filhos do Grande Urso” (Die Söhne der großen Bärin), 1966, de Josef Mach, que coloca o indígena como protagonista em sua luta contra o avanço imperialista e desenvolvimentista norte-americano; além de “As papoilas vermelhas” do Issyk-Koul (Alye maki Issyk-Kulya), 1971, de Bolotbek Shamshiev; e “A sétima bala” (Sedmaya pulya), 1972, de Ali Khamraev.

Confira a programação completa e como chegar aqui.

*****
Caixa Cultural/EBC

Deixe um Comentário

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar