Menu Principal

Você sabe o que é BPC?

2
Não?!
Mas certamente você conhece alguém que precisa dessas três letrinhas, ou já ouviu alguém que você conhece falar sobre alguém que pode estar precisando das letrinhas, mesmo sem saber o que significa. Compliquei? Desculpe-me, mas é para dar mais emoção a informação. Bem, chega de embromação.

O BPC é um Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social, assegurado pela Constituição Federal de 1988, que garante a transferência mensal de 1 salário mínimo ao idoso, com 65 anos ou mais, e à pessoa com deficiência que a incapacite para as atividades da  vida  diária e para o trabalho, e que comprovem não possuir meios para prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família.
O BPC é um benefício individual, não vitalício, não cumulativo com outros benefícios e intransferível, que integra a Proteção Social Básica no âmbito do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. É um direito de cidadania assegurado pela proteção social não contributiva da Seguridade Social. Para ter acesso ao BPC, não é necessário que o beneficiário já tenha contribuído para a Previdência Social.
O BPC é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS e operacionalizado pelo Instituto Nacional de Seguro Social – INSS.
Podem receber o benefício...
Os idosos, com idade de 65 anos ou mais, cuja renda mensal bruta familiar per capita seja inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo vigente.
A pessoa com deficiência, de qualquer idade, incapacitada para a vida independente e para o trabalho, com renda mensal bruta familiar per capita inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo vigente.
Para requerer...
A pessoa interessada deve procurar uma Agência do INSS, preencher o formulário de solicitação do benefício, apresentar declaração de renda dos membros da família, comprovar residência e apresentar os documentos de identificação.
Mais informações podem ser obtidas pelo número 135 (ligação gratuita) ou pela internet no site do www.previdenciasocial.gov.br.
Pronto, agora que você já sabe o que é o BPC, poderá ajudar a quem precisa divulgando esta notícia, que em minha opinião é de grande utilidade pública.

2 comentários:

Post bastante informativo amiga Beth, não sabia o que era mas realmente tinha um amigo deficiente visual que já mencionou que recebia um salário mínimo do governo.


Levi Ventura
http://duventublog.blogspot.com/
http://twitter.com/leviventura

Postagem relevante e que poucos conhecem, outros apenas ouviram falar (meu caso).
Parabéns!!!

Um forte abraço!

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar