É possível, desde que você seja uma das pessoas selecionadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação.
O objetivo do programa é promover a língua portuguesa, a cultura e literatura nacional nas instituições participantes e conveniadas no exterior. O início das atividades está previsto para o primeiro semestre de 2011.
As instituições universitárias estrangeiras escolherão, dentre os candidatos pré-selecionados, a pessoa que ocupará a vaga. Depois, os escolhidos, assinarão o contrato de trabalho, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), que fará a comunicação formal ao interessado, e orientará sobre a obtenção do visto adequado para o exercício das funções.
O exercício é de dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a depender do interesse da universidade.
Mas, para se inscrever, a pessoa deverá ter nacionalidade brasileira, idade mínima de 18 anos, experiência didática no ensino de língua portuguesa para estrangeiros, com variações em literatura e cultura brasileiras. Haverá também a exigência de fluência na língua estrangeira para o país que for escolhido.
Quando selecionada, a pessoa receberá do MRE, auxílio financeiro mensal e passagem aérea de ida, para assumir as atividades na universidade estrangeira, desde que tenha exercido, pelo menos, 12 meses de atividade.
Ficou interessado e quer saber mais?
Para mais informações: Acesse
Foto: Planetaeducação