Menu Principal

Você sabe o que é o Pisa?

2

Não, não me refiro à Torre de Pisa.
Respondo: É o Programa Internacional de Avaliação de Alunos.
Segundo o Pisa, somos o terceiro pais que mais cresceu na década, em Educação Básica.
No relatório o Brasil aparece entre os três países que mais evoluíram na educação básica nesta década. A informação consta do relatório preliminar do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) 2009, divulgado na última terça-feira (7) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris.
A educação brasileira evoluiu 33 pontos entre os exames realizados no período 2000-2009. 
No quadro geral, o Brasil está na 53ª posição. Entre as nações latino-americanas, superou a Argentina e a Colômbia. 
Porém, ainda continua com 19 pontos atrás do México, que ocupa o 49º lugar; a 26 pontos do Uruguai (47º), e a 38 pontos do Chile (45º).
A avaliação foi realizada em 65 países, 34 deles da OCDE
Participaram da avaliação 470 mil estudantes, sendo 20 mil brasileiros, das 27 unidades da Federação, de escolas urbanas e rurais, públicas e privadas. 
Os alunos responderam as provas de leitura, matemática e ciências estudantes nascidos em 1993.
Na média nacional, o Brasil cresceu principalmente em matemática, passando de 334 pontos, em 2000, para 386 pontos em 2009; em ciências, passou de 375 para 405, e em leitura, de 396 para 412. 
Na avaliação do Pisa por unidades da Federação, apesar do desgoverno local o Distrito Federal aparece com as melhores notas, seguido por Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Goiás, todos com média superior à média nacional.
A continuar neste ritmo, em breve superaremos as deficiências na área de educação, e seremos enfim reconhecidos como formadores de mão de obra qualificada para atender o mercado de trabalho, e não mais precisaremos gastar os recursos públicos no combate à criminalidade de crianças e jovens.
Muito bom.


2 comentários:

Boa!
Informação é sempre bem vinda!
nem sabia o que éra Pisa e é bom saber que o Brasil esta evoluindo.
Abraços.

O problema agora é acelerar esse crescimento da educação. Posso estar enganado, mas, apesar de ter achado o crescimento ótimo, achei que não foi muito pro tamanho do Brasil.

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar