Menu Principal

Nenhum homem jamais será maior que uma Nação, seja na esfera que for

4

Especialmente aquele que se alinha aos detentores do poder, para ajudar de alguma forma, exterminar e massacrar um povo, em nome da sua arte.
Este, conseguirá no máximo, e por algum tempo, permanecer na vaga lembrança de alguns saudosistas.
Beth Muniz

Ontem (16/06), calou-se pela última vez uma das vozes musical da Ditadura Militar no Brasil: Ravel, que fazia dupla com o irmão Dom. 

Patrocinados pelo regime e pelos grandes meios de comunicação, incluindo a Rede Globo, viajaram o país inteiro cantado suas músicas de apologia à ditadura.

Enquanto cantavam nos grandes palcos montados (o Maracananzinho era um deles), nos porões, os  torturadores matavam e torturavam homens, mulheres e criança, em nome do “Eu te Amo Meu Brasil,” ou, “Brasil, Amei-o, ou Deixe-o” . 

De um lado, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Augusto Boal, Elke Maravilha, Chico Buarque, Geraldo Vandré e Tom Zé, entre outros, lutavam e resistiam musicalmente. Do outro, “artistas” como Dom e Ravel faziam apologia ao regime.

Obviamente que com a abertura lenta e gradual do regime, após o massacre que se praticou no país, eles tentaram se afastar. Mas, aí, já era tarde. Nem a ditadura e nem os meios de comunicação se utilizariam mais deles. A saída foi começar a negar tudo, assim como fez o Wilson Simonal. E o resultado não poderia ser outro: O ostracismo. Fica-nos entre outras, uma lição sobre o real significado do que seja arte: Arte é isto, e regada com um bom Café!

Mas, se alguém ainda tem dúvidas, basta ouvir a música, prestando bastante (bastante mesmo) atenção à introdução. Uma marcha militar, quem bem poderia estar levando os soldados para marchar sobre corpos indefesos, lutando contra o regime.

É claro que eu não fico feliz com a morte de alguem. O que me faz feliz é a morte de um regime que me roubou a infância e a vida real da minha família, em especial a da minha mãe.

Estou feliz, não pela morte. Mas, porque hoje finalmente posso dizer: Como é bom viver em meu país, sonhar com dias melhores, e gozar da plena liberdade de expressão!
Não preciso dizer: Brasil eu te amo.
Porque, simplesmente amo!
Sonhe comigo.
Bom final de semana.
Um abraço.

4 comentários:

Minha querida amiga Beth!
Quer me fazer chorar de emoção?
Nem sei como agradecer, todo este prestigio que me concede!
Como fazer jus a esta honra do Arte ser mencionado como uma referencia
desta grande e ilustre Travessia?
Eu só posso dizer:
Que pessoas como você fazem toda a diferença!
Pois você é um grande exemplo de ética, cidadania e integridade!
Precisamos de muitas pessoas como você para fazer desta nossa amada pátria um brado grito de dignidade!
Muito obrigada pela honra desta homenagem, amizade e parceria!!!
Vamos sonhar sempre querida!
Em ver este nosso Brasil cada vez mais liberto e verdadeiramente amado!
Obrigada mesmo, é muita emoção!
Grande Beijo

Querida Beth!
Fiquei profundamente emocionada, sensibilizada e triste com teu texto.
Triste não pela beleza de tua escrita, mas por saber que suas palavras são verdadeiras e que existiu uma história de dor e sofrimentos impingidos a inocentes que sonhavam pensar um mundo melhor, Igualitário, solidários, apenas com mais amor!
Sinto por tua dor e compartilho a alegria de poder amar esta terra ainda que sobre ela tenha sido derramando tanto sangue em nome do poder e do poder!
E pessoas desumanas que ainda hoje desfrutam deste poder!
Mas a lei da vida e de Deus guarda muita sabedoria e algumas respostas! Vamos aguardar, mas em pé!
Um grande abraço querida!
Flora!

Ah, Beth, agora compreendo. Nunca me tinha perguntado, porque era esta, a única canção brasileira que conhecia, antes do 25 de Abril de 74. Ainda criança, pouco ou nenhum acesso tinha a música "não oficial".

Beijos!

Beth, ele teve o pior castigo que um artista pode ter, o ostracismo, como você bem falou.

Sua história é realmente forte. Se eu me indigno mesmo sem ter vivido a ditadura, imagine você, que teve a mãe nas mãos de criminosos.

Obrigado pelo comentário no meu blog. É necessário que o caso Battisti seja divulgado como ele é, não do jeito que a imprensa golpista brasileira passa.

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar