Gênio da música, conhecido tanto pelo viés revolucionário de sua obra, quanto pela poesia contida nela, o “forever young” Bob Dylan completou 70 anos em 24 de maio. Um artista considerado único, exatamente por ser tantos, conquistou seu espaço na memória coletiva de todos, ao saber reinventar-se, colocando suas canções à serviço do mundo.
Juntou a melancolia do folk à eletricidade do rock; fez música política em forma de poema; abraçou a discrição em tempos de celebridades. Ele nasceu Robert Allen Zimmerman, em 1941, mas ficou conhecido como Bob Dylan desde 1961, quando começou a tocar em Nova York e, sobretudo, depois de 1963, ano em que surgiu Blowin’in the wind, que se transformou num autêntico hino da luta pelos direitos civis nos EUA.
Talvez seja sua canção mais célebre, embora a revista Rolling Stone – que em 2004 classificou Bob Dylan como o segundo principal cantor da história, superado apenas pelos Beatles – tenha escolhido outra canção de Bob Dylan, Like a Rolling Stone, como a melhor de todos os tempos.
Adotou o nome Bob Dylan em homenagem ao poeta Dylan Tomas, mas sua principal inspiração musical foi Woody Guthrie, o cantor folk que lutou para fortalecer a consciência de classe dos trabalhadores dos EUA e, até deixar de existir, em 1967, esteve ligado aos comunistas americanos.
Foi o guru de Bob Dylan, que se tornou seu amigo em 1961 e sobre quem declarou: "Você pode escutar suas canções e aprender a viver"; ou: “Eu disse a mim que seria o maior discípulo de Guthrie".
Bob Dylan, que gravou 45 discos, foi uma das principais expressões da luta pelos direitos civis nos EUA e suas canções foram hinos da democracia pelo mundo afora no movimento de maio de 1968. Cantou a dignidade humana, lutou contra a guerra, a opressão, o preconceito, a barbárie. E, ao completar 70 anos de idade, continua inquieto e produtivo.
Artigo de Joana Rozowykwiat e José Carlos Ruy
Blowing In The Wind
Quantas estradas precisará um homem andar
Antes de chamá-lo de um homem?
Quantos mares precisará uma pomba branca sobrevoar
Antes que ela possa dormir na areia?
Sim e quantas vezes precisará balas de canhão voar
Antes de serem banidas para sempre?
A resposta, meu amigo, está soprando no vento
A resposta está soprando no vento
Sim e quantos anos pode existir uma montanha
Antes que ela seja lavada pelo mar (mar)
Sim e quantos anos podem algumas pessoas existir
Até que sejam permitidas a serem livres?
Sim e quantas vezes pode um homem virar sua cabeça,
Fingir que ele não vê?
A resposta, meu amigo, está soprando no vento
A resposta está soprando no vento.
Sim e quantas vezes deve um homem olhar para cima
Antes que ele possa ver o céu?
Sim e quantos ouvidos um homem deve ter,
Antes que ele possa ouvir o povo chorar?
Sim e quantas mortes custará até que ele saiba
Que gente demais já morreu?
A resposta, meu amigo, está soprando no vento
A resposta está soprando no vento....