Menu Principal

Quem se comunica… Também se trumbica…

6

Alôooo, quem fala?!!! 
-Quer falar com quem?
Eu quero saber quem está falando!!!!
-Eu é que quero saber quem está falando... Quem ligou foi você!!!
É da casa da dona Maria???!!!
-Não meu amigo, aqui não tem nenhuma dona Maria!!!
Desculpa, foi mal...
-Vá se...
E lá se foram alguns segundinhos preciosos... 
E dinheiro também!


Levantamento feito pela BBC de Londres mostrou a grande expansão dos serviços de internet e celular no Brasil. Mas esses serviços ainda são muito caros aqui.  Comparado aos habitantes de outras potências emergentes como Rússia, Índia e China, o brasileiro é o que mais paga pelas modernas tecnologias de comunicação.
Segundo o relatório, o brasileiro gasta, em média, 4,8% de sua renda no pagamento de internet e celular. Em termos relativos, a conta dos brasileiros é maior que a dos russos, cujo gasto equivale a 1,1% do PNB (produto nacional bruto) per capita. Na China, o custo equivale a 3,1% e na Índia a 4,1% do PNB per capita.

Os consumidores do Brasil também pagam mais que os da Argentina, Uruguai e Chile, países com renda aproximada. No índice IDI, o Brasil se posiciona em 64º lugar (com nota 4,22 em uma escala de 0 a 10), praticamente no meio do caminho rumo ao patamar da Coréia do Sul (8,40), a primeira colocada.


Com relação aos celulares e telefonia em geral, uma parte desse gasto é consumida em conversação inútil.
O brasileiro ainda atende ao telefone indagando “quem fala’. Na Alemanha, apenas para citar um exemplo, a pessoa que recebe uma ligação já diz logo o seu sobrenome ou o nome pelo qual é conhecido. Se você ligar para a casa do Michael Schumaker, por exemplo, pode ouvir, de cara, ele atender: “Schumaker”.

Isso para não falar nas intermináveis despedidas telefônicas, outra característica nacional.
O cidadão se despede, mas a conversa não termina. Ele indaga, por exemplo, “então você entendeu?”, e papo corre o risco de recomeçar. Outro hábito tipicamente brasileiro é passar um fax ou e-mail e em seguida telefonar para saber se chegaram direitinho.
Com o tempo, a gente aprende…

Moral da História: Já que você não consegue controlar, ainda, as altas cobranças por parte das operadoras,  procure pelo menos otimizar o custo das suas ligações.
Adaptado do texto do Tão Gomes
Carta Capital, 17 de setembro de 2011.

6 comentários:

Olá, Beth!

Vim comunicar que transferi meu blog para a plataforma WordPress.

Blog da Maria Lúcia – Língua Portuguesa
http://professoramarialucia.wordpress.com/

Abraços!
Maria Lúcia Marangon

Ola Beth,
Pra variar nós que já somos o povo que mais paga impostos no mundo, também somos o que mais pagamos por serviços telefônicos. Uma vergonha! A grande diferença é que em outros países o povo sabe reagir a especulação, enquanto que o brasileiro é passivo e aceita qualquer coisa, pagando o que for necessário para falar um monte de abobrinhas.
Nos EUA por exemplo, celular foi feito apenas para conversas pontuais e rápidas, já aqui nem preciso falar né??????

Inté, um grande abraço,
Flávio.

Beth,

Eu sei que pagamos mais caros por serviços, especialmente de telefonia, pq minha mãe, por exemplo, mora na Alemanha.

Voce tem toda razão, como se fala besteiras e perde-se tempo ao telefone. Com o passar dos anos, cada vez eu falo menos, menos vontade eu tenho. Creio que o dia-a-dia é tão cansativo que não consigo pensar em ficar pendurada, com ninguem, ao telefone.

Beijos

Olá Beth, eu faço parte da estatística dos brasileiros que demoram para se despedir no telefone, mas só quando estou falando com minha noiva, rsrs. Parece que o assunto não termina...
Mediante aos dados que você nos enformou tenho que concordar é um absurdo as altas cobranças!
tenha um ótimo dia! Abraços!

Olá Beth !!!

Obrigada pelas informações relevantes sobre a pesquisa e também pelas dicas !
Realmente isso é uma grande verdade, tenho uma amiga que tem 3 celulares e passa o dia ligando pra todos que vem à mente !!E meu marido tem esta mania de nunca se despedir !! rsrs
Eu como trabalhei com vendas muitos anos e consequentemente muito atendimento telefônico e inúmeras ligações diárias , acabei pegando pânico de telefone, tem dias que sequer atendo hehehe E não fico mais que 5 minutos por vontade própria, meu celular por exemplo só recebe créditos quando estou prestes a perder o número, senão, só teria os de ativação, não uso e isso realmente ajuda muito nas despesas !

Um beijão e boa semana !

Oi Sam,
Que bom te ter por aqui.
Eu te confesso que não tenho muita paciencia para falar ao telefone. Seja fixo ou não.
Mas, os brasileiros, que adoram uma "conversa fiada" não se dão conta de quanto pagam para jogar "conversa fora". Rsrsrsrs
Fico feliz que a informação seja útil.
Obrigada pela visita.
Boa semana.
Beijo.

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar