Menu Principal

Al Nakba. Que história é esta?

1
É uma palavra árabe que significa catástrofe ou desastre e que designa a catástrofe Palestina de 1948, quando pelo menos 711.000 árabes palestinos, segundo dados da ONU, fugiram ou foram expulsos de seus lares em razão da guerra Civil de 1947 a1948 e da guerra Árabe -Israelense de 1948.

O documentário faz parte do 1º Festival Internacional de Artes de Brasília. Produzido pela rede de TV  Al Jazeer, e foi transmitido em homenagem ao 60 º aniversário da catástrofe palestina. 

Traduzido para o Inglês em 2009 e depois para quatro idiomas diferentes: francês, alemão, espanhol e italiano. Al Nakba ganhou o prémio do melhor documentário longa sobre a Palestina em Al Jazeera Fifth International Film Festival (Doha / Qatar) e o prêmio público no Festival de Cinema de Amal Nona Euro-Árabe (Santiago / Espanha). Depois teve participação em outros festivais de cinema no Brasil, Argentina, Itália, Jordânia, Egito e Palestina.

Al Nakba é produto de um trabalho inédito de pesquisa rigorosa em arquivos ingleses do período do governo britânico da Palestina (1922-1948). O documentário revela momentos pouco explorados da história palestina acompanhados de uma reflexão profunda de estudiosos tanto israelenses, como palestinos e ingleses. Aborda, como um todo, o período que vai de 1799 a 1947, denunciando o papel do mandato britânico na colonização da Palestina e a preparação da chamada Al Nakba, a tragédia do povo palestino. Levanta, em última instância, a noção de que o mesmo processo de expulsão, desapropriação e desenraizamento da população palestina, iniciado em 1947, e continua vigente até os dias de hoje.

Para quem viu a mostra do Oriente Médio no Cine Brasília, pode conferir aqui no Travessia. É a oportunidade de não ficar apenas com a versão da mídia oficial brasileira, que costuma mostrar apenas um dos dois lados da história. E toda história sempre tem dois lados.
Vale a pena conferir.

1 Comentário:

O que me chamou bastante a atenção sobre o foco Al Nakba, foi o fato de você ter dito que a mídia apresenta apenas um dos lados da questão (... atitude nada imparcial!), dando pra gente uma deliciosa vontade de assistir...

Bem interessante!

;-)

Até mais...

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar