Menu Principal

Um outro olhar

7
A travessia
Foram oito horas de viagem de ônibus até Pirapora . Durante todo o percurso eu tentava imaginar que tipo de expedição seria aquela. Prevenida que sou, levei para me fazer companhia o Ciúme, a música. Pirapora seria o meu ponto de chegada rumo ao início de outras viagens. Só que desta vez eu teria a companhia da equipe do Amores no Velho Chico, agregada pelo Jerimum e o Chiquinho. 

A sede da expedição fica em Buritizeiro. Uma cidade que a primeira vista parece uma aldeia parada no tempo. O que não para por ali é a prática da política coronelista, típica das cidades do interior. Ainda bem que a Expedição sobrevive muito bem a isto, com a sua independência criativa e financeira, além da competência e muito trabalho.

Na casa ampla e agradável fica o sofisticado estúdio de criação, que não deixa nada a desejar aos mais modernos estúdios de produção, especialmente a ilha de edição. É lá que a Expedição ganha vida e nos dá a oportunidade de saborear as histórias do Velho Chico, com suas personagens e vidas, vivas. Da janela dos fundos se pode apreciar os verdes matagais, pássaros de várias espécies, cavalos, vacas, micos e cobras. Foi a única vez em minha vida que gostei de apreciar um tucano. (rs). Bem ao longe, um lindo céu azul.

No dia seginte bem cedo chegou a Jaqueline e partimos para a estrada. Nosso objetivo era passar o carnaval em Frei Orlando. Para chegar, passamos por Três Marias, e de lá atravessamos de balsa até morada Morada Nova de Minas. 
Na volta, passamos por Espinhos para reencontrar uma bela família que vivia segregada socialmente, mas que foi descoberta e resgatada pela Expedição. A emoção de conhecer aquela família me paralisou por alguns momentos. Jamais me esquecerei dos seus rostos. Veja o vídeo e entenda o motivo.

De volta à Buritizeiro continuei acompanhando todos o processo de produção, participando das filmages, fotografias, entrevistas e ouvindo muitas prosas dos nativos. Na sequencia, convidada, pude contribuir com o processo de edição da matéria com o Expedito - o Escultor das Águas.

Como não poderia deixar de ser, após dias de muito trabalho (a edição de um vídeo leva em média oito horas), sentáva-mos à beira do Velho Chico para tomar umas geladas, comer peixe frito, curtir o pôr do sol e prosear muitos com os amigos locais. Afinal, ninguém é de ferro.

Outro olhar
Após esta experiência jamais verei o Amores no Velho Chico da mesma forma que vejo pelo site. A Expedição não representa apenas um projeto que conta histórias sobre a região e seus moradores. É mais que isto. 
Por onde passa, a Expedição é reconhecida por  resgatar a auto estima das pessoas, tornando-as sujeito dos seus próprios processos pessoais e coletivos.
Ouso afirmar que é um resgate do ser, muito mais que o ter, mesmo em meio a grandes dificuldades. Coisas que algumas pessoas da cidade grande normalmente conhecem apenas por meio de frases de efeitos. 

Agradecimento
À equipe, (Valéria, Jaqueline, MV e JV) por terem me acolhido de braços abertos e me proporcionado a oportunidade de viver esta fabulosa experiência.

Obrigada!
Como a Expedição parte agora rumo à Bahia, deixo como mimo este vídeo com a música que gosto muito, e que me fez companhia na ida, e na volta para o meu aconchego.

7 comentários:

Muito legal essa experiência Beth. Legal você ter compartilhado conosco.
Beijos,
Mari

Beth, que noticia maravilhosa.

A Valeria já havia me contado que aguardava sua visita. Eu fico imaginando o quanto voce gostou! Com certeza, ver e participar é outra historia! É aquela que podemos aprovar e recontar.

Não vejo a hora de poder ir até Butizeiro e conhecer tudo, de A a Z.

Beijos

Beth.. estou maravilhada com o encantamento que deve ter sido para você realizar esta viagem!!!
Que coisa linda, não poderia ter escolhido um melhor destino!!!
Agradeço também a oportunidade que me deu em conhecer com mais pormenor o Blog Amores do Velho Chico, que é lindo!! Observei os vídeos e me senti viajando junto com você!!
O mimo no final, sem comentários: é espetacular!!! Que vídeo gostoso, vou usufruir muito bem dele!!!
Um beijo amiga, adorei!!

Ahhh, quantas alegrias! Primeiro receber sua visita, segundo por ter você nos caminhos da expedição, terceiro por ter tido a oportunidade de poder ter seu olhar, sobre tudo o que acontece nos bastidores! As outras alegrias ficaram por conta dos dias que trocamos muitas ideias.

O post bacana, a musica linda e uma narrativa mais que singela sobre o nosso trabalho. 10!

Obrigada Beth. Ter vc como companhia enriqueceu a nossa história e fortaleceu os caminhos que viajamos, seja ele no campo, seja na edição ou nos momentos em que uma matéria que era pra falar de X, vira Y. Você viu, nada é planejado.

Para mim, Valéria, em especial, significou força! Todas as vezes que me cansar vou me lembrar da sua amizade, real, leal e sincera.

Volte sempre.

Obrigadão!

Olá minha querida!
Bem, imagino que a Expedição tenha sido maravilhosa. Aprecio e admiro muito esse trabalho da Valéria e sua equipe. É um conforto, se é que posso chamar assim, saber que existem pessoas que fazem toda essa caminhada (assim como você e suas travessias) em prol do próximo, em prol de uma visão mais realista sobre um mundo ainda desconhecido por nós. Ainda dormimos embalados pelos sonhos fantasiosos da mídia, ainda imaginamos uma vida das novelas e, talvez não estejamos conscientes de que o mundo é composto por pessoas bem distantes de toda essa fantasia... Por isso, quando trabalhos dignos e verdadeiramente humanos como esse do Amores chegam até nós, só podemos agradecer... Agradecer pela oportunidade do contato verdadeiro de uma vida real...
Adorei o seu texto, minha querida! Quanta sensibilidade numa escrita honesta e prazerosa!
Com toda a minha admiração e carinho,
Grande beijo,
Jackie

Querida amiga Beth
Realmente uma fantástica viagem.
Quanto ao trabalho da Valéria e toda a equipe do Velho Chico que é de tamanho profissionalismo e feito com muito amor.
Amiga, adorei sua narrativa, o texto ficou impecável!
Que encontro e Travessia maravilhosa, literalmente falando.
Assisti o vídeo do artista Expedito, um artísta de mãos abençoadas.
Vou levar este comentário para o Site Amores.
Fazer minha viagem virtual, por enquanto, mas um dia apareço por lá...
Tudo nos aguça conhecer este paraíso no coração do nosso país!
Um ótimo domingo.
Beijos com carinho!

Querida amiga Beth
Realmente uma fantástica viagem.
Quanto ao trabalho da Valéria e toda a equipe do Velho Chico que é de tamanho profissionalismo e feito com muito amor.
Amiga, adorei sua narrativa, o texto ficou impecável!
Que encontro e Travessia maravilhosa, literalmente falando.
Assisti o vídeo do artista Expedito, um artísta de mãos abençoadas.
Vou levar este comentário para o Site Amores.
Fazer minha viagem virtual, por enquanto, mas um dia apareço por lá...
Tudo nos aguça conhecer este paraíso no coração do nosso país!
Um ótimo domingo.
Beijos com carinho!

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar