Alguns pais acreditam que o "comportamento gramatical" dos seus filhos na net é coisa natural.
Até porque, virou moda fazer qualquer coisa para ficar em evidência nas redes sociais. Dizem que "faz bem" para o ego da garotada, não importando a qual custo. Muitos, pais ou não, até acham bonitinho.
Há até quem verbalize: escrever errado não tem tanto importância. Pior é cheirar...
Mas o fato é que navegando pela net encontramos uma “nova” linguagem e “estilo” para escrever o “velho”e bom português Tal postura pode ser um perigo para o futuro tão sonhado pelos jovens.
Não se desespere!
Ainda há uma solução: se guie pelo Manual!
A partir de agora os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm mais uma ferramenta para se prepararem para as provas. A Redação no Enem 2012 - Guia do Estudante foi lançada na última segunda-feira (30) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O guia, que já está disponível na internet, detalha com clareza os critérios de correção das redações do Enem, orienta os estudantes e apresenta exemplos de redações que obtiveram nota máxima no exame. Serão distribuídos mais de 1,6 milhão de exemplares nas escolas da rede pública.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os estudantes terão acesso à correção das redações para fins pedagógicos, mas a forma como os textos serão divulgados ainda não está definida.
Para não transferir para o sistema educacional a responsabilidade pelo mau desempenho do seu (a) filho(a) no próximo Enem, acesse e baixe o guia, aqui.