“O cartão é uma ferramenta inovadora para o controle preventivo, capacita os cidadãos e promove a cooperação entre agências do governo”.
(Deniz Susar)
O Cartão de Pagamento da Defesa Civil, operado em parceria com o Banco do Brasil e a Controladoria-Geral da União, já circula em 102 municípios de 17 estados. O objetivo do sistema é dar mais agilidade e transparência aos gastos dos recursos liberados pelo governo federal, quase sempre, sonegado e negado por vários prefeitos.
Em nove meses, a Secretaria Nacional de Defesa Civil repassou R$ 272 milhões para aquisição de itens de emergência, como colchões, remédios e água potável, além de ajuda humanitária - cestas básicas, restabelecimento de serviços essenciais, dentre outros.
O estado do Amazonas, castigado pelas cheias no começo do ano, foi o que mais recebeu recursos por meio do cartão, R$ 64 milhões.
Controle e transparência
O uso do cartão foi regulamentado em 2011, e agora, os gastos feitos pelas prefeituras e governos estaduais serão detalhados e disponibilizados no Portal da Transparência da CGU.
ONU
Durante conferência sobre transparência pública realizada no início deste mês, na Cidade do Cabo, África do Sul, o representante da ONU, Deniz Susar, ressaltou que o cartão é uma ferramenta inovadora para o controle preventivo, capacita os cidadãos e promove a cooperação entre agências do governo. Afirmou ainda, que a Organização proporá a sua implantação em outros países.
Desde que foi implantado o Cartão de Pagamento da Defesa Civil já liberou R$ 272 milhões.
Conclusão:
Quem muito reclama...
Escondendo algo, está!
Só que agora ficou mais difícil esconder os repasses e a forma como estão sendo aplicados.
Evitando assim o Trololó, próprio dos prefeitos incompetentes.
Evitando assim o Trololó, próprio dos prefeitos incompetentes.